Papa despede-se do Brasil com um “até breve”

De regresso a Roma, Francisco agradeceu o “acolhimento e o calor da amizade" dos brasileiros.

Foto
Francisco chega a Roma na tarde desta segunda-feira Ricardo Moraes/Reuters

O Papa Francisco deixou o Brasil no final deste domingo com um “até breve”. Na cerimónia de despedida na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde partiu para Roma, pediu aos fiéis que rezassem por ele e sublinhou a “verdadeira experiência de crescimento na fé” que foram as Jornadas Mundiais da Juventude.

Antes do discurso que encerrou a sua visita oficial ao Brasil, o Papa ouviu palavras de agredecimento do vice-presidente da República brasileira, Michel Temer. “Vossa Santidade não encantou só os jovens, voltou a despertar a fé em todos os brasileiros. Sua simpliciade, delicadeza, fizeram penetrar Cristo em todos os corações", disse Temer, citado pela Folha de São Paulo.

O Papa lembrou depois a sua deslocação até à Aparecida, a quem deixou o seu “pensamento final”. A Nossa Senhora Aparecida, Francisco disse ter pedido que fosse reforçada entre os brasileiros a “fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade".

Aos jovens que participaram nas Jornadas, o Papa deixou uma última mensagem: “A partir do testemunho de alegria e de serviço vosso, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho".

Admitindo que antes de partir já tem saudades do Brasil, Francisco agradeceu o “acolhimento e o calor da amizade que foram demonstrados”. “Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana”, disse.

O avião que vai transportar o Papa até Roma partiu pelas 19h35 locais (23h35 de Lisboa). Francisco deverá chegar ao Vaticano na tarde de segunda-feira.

Sugerir correcção
Comentar