Cracóvia recebe Jornadas Mundiais da Juventude em 2016, anuncia o Papa

Perto de três milhões de fiéis assistiram à missa de encerramento das jornadas de 2013 celebrada em Copacabana.

Fotogaleria
NELSON ALMEIDA/AFP
Fotogaleria
Luca Zennaro/Reuters
Fotogaleria
Stefano Rellandin/Reuters
Fotogaleria
Sergio Moraes/Reuters
Fotogaleria
Stefano Rellandin/reuters
Fotogaleria
Sergio Moraes/Reuters

Cracóvia, na Polónia, vai receber as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam em 2016, anunciou neste domingo o Papa Francisco no final da última missa que celebra no Brasil e que se realizou em Copacabana.

“Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016, em Cracóvia, na Polónia”, anunciou Francisco na missa que encerrou a edição de 2013 das jornadas, à qual assistiram perto de três milhões de pessoas, segundo dados da organização.

Antes do anúncio, durante a missa celebrada em Copacabana, no Rio de Janeiro, a que assistiram entre outros altos responsáveis, as Presidentes brasileira, Dilma Rousseff, e argentina, Cristina Kirchner, e o chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, o Papa sublinhou que o “Evangelho é para todos, e não apenas para alguns”.

No discurso, disponibilizado na íntegra pela Folha de SFrancisco afirmou que a experiência que ficou das jornadas para os jovens que nelas participaram não pode ficar reduzida à vida de cada um ou ao “pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade”.

“Partilhar a experiência da fé, testemunhar a fé, anunciar o Evangelho é o mandato que o Senhor confia a toda a Igreja, também a você”, disse depois o Papa, sublinhando que “não há fronteiras, não há limites, envia-nos para todas as pessoas”.

“O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que parecem a nós mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas”, reforçou. “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam!”, apelou aos vários milhares de pessoas que estiveram em Copacabana.

Depois da missa, o Papa almoça com religiosos e organizadores das Jornadas Mundiais da Juventude. Francisco despede-se em seguida do Brasil. Pelas 19h locais (23h em Lisboa), regressa de avião para Roma.

Sugerir correcção
Comentar