Ribeiro e Castro quer ver "restabelecida" a confiança "abalada"

Ex-líder do CDS considera que se trata de uma crise da "política espectáculo".

Foto
Ribeiro e Castro quer que sejam esclarecidas quaisquer dúvidas sobre a posição do CDS sobre o OE Foto: Nuno Ferreira Santos/arquivo

O ex-líder do CDS-PP Ribeiro e Castro defendeu este sábado que a confiança que foi “abalada” com a crise no Governo seja “restabelecida”, lamentando os acontecimentos, que atribuiu à “política espetáculo”.

"Lamento o que se passou, acho que não se devia ter passado e espero que a situação seja resolvida. Isso depende muito da avaliação que o senhor Presidente da República fizer, dos contactos que fizer com os partidos e personalidades e estou certo que o senhor Presidente da República velará pela apreciação da consistência da solidez da solução, mas é muito importante que essa confiança que foi abalada seja restabelecida”, afirmou Ribeiro e Castro.

O antigo líder e deputado democrata-cristão falava aos jornalistas à saída do Conselho Nacional do CDS-PP.

“Eu acho que a crise que estamos a viver é uma crise da política espectáculo e do estado espectáculo, e para resolver os problemas do país precisamos de desenvolver uma outra forma de fazer política, mais centrada nos objectivos e nas prioridades do país”, defendeu.

“O sobressalto que passámos esta semana, que teve grandes consequências, e que ainda estamos por encerrar, era melhor que não o tivéssemos passado”, reiterou, afirmando estar mais interessado na “solidez das soluções” do que no que “fica bem na fotografia”.

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, apresentou sexta-feira ao Presidente da República “o entendimento político alcançado com o líder do CDS-PP”. As direcções do PSD e do CDS-PP reúnem este sábado, ao final da tarde, na sequência da qual será feita uma declaração.

Paulo Portas pediu a demissão de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, depois de Vítor Gaspar se ter demitido de ministro de Estado e das Finanças e de ter sido substituído por Maria Luís Albuquerque, alteração na composição do Governo PSD/CDS-PP que foi divulgada na segunda-feira e que não agradou a Portas.

Sugerir correcção
Comentar