Resultados finais do apoio às companhias de teatro com alterações mínimas

Foto
dr

A lista final de apoio ao teatro da Direcção-geral das Artes regista, após três avaliações, a entrada da companhia Cão Solteiro, de Lisboa, e a redução de verbas à Seiva Trupe, do Porto.

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) publicou na sexta-feira a decisão final relativa à atribuição dos apoios na área do Teatro, depois das contestações do sector terem levado a realização de duas novas avaliações.

A decisão final, publicada online na sexta-feira ao final da noite no portal da DGArtes, mantém o total dos valores dos apoios financeiros já anunciados, ou seja, 4,3 milhões de euros mas refutou  a maioria das reclamações apresentadas pelos candidatos nas duas rondas de audiências de interessados.

Assim, o júri, constituído pela tradutora e professora de Estudos de Teatro Alexandra Moreira da Silva, o actor João Reis e o teatrólogo João Maria André, acompanhados por Dulce Brito, técnica da DGArtes, reconheceu os argumentos da companhia Cão Solteiro, que havia sido excluída das suas primeiras avaliações, garantindo a sua elegibilidade. A companhia, sedeada em Lisboa, receberá assim um apoio nos próximos dois anos, sendo a verba em 2013 de 49,1 mil euros e em 2014 de 46,2 mil euros.

Também a companhia As Boas Raparigas, sedeada no Porto, que na segunda avaliação havia perdido o apoio a dois anos que lhe tinha sido atribuído aquando da apresentação dos primeiros resultados, a 1 de Abril, volta a ser considerada elegível, tendo as verbas para os dois anos subido ligeiramente.

O júri reavaliou ainda a verba atribuída à companhia Seiva Trupe, também do Porto. Assim, a companhia, que recebe um apoio a quatro anos, viu a verba para os anos 2013 e 2014 ser reduzida para menos de metade. Dos 100 mil euros previstos para 2013 receberão 40,6 mil euros, e dos 105 mil para 2014 receberão 47,6 mil euros. As verbas para os anos seguintes mantiveram-se (104,6 mil e 106,8 mil euros respectivamente).

Esta foi a última avaliação do concurso da área de teatro, sendo apoiadas 54 entidades que terão agora até ao fim do mês para entregar a documentação necessária para a celebração do protocolo de apoio.

Notícia corrigida e substituída no dia 10/06

Sugerir correcção
Comentar