PJ apreende um milhão de dólares falsos que iam ser trocados por droga

Notas estavam na mala de um carro. PJ deteve três suspeitos de contrafacção de moeda que deveria ter como destino África.

Foto
Esta é a segunda grande apreensão de dólares falsos realizada pela PJ do Porto em poucos dias Paulo Pimenta

A Polícia Judiciária (PJ) do Porto apreendeu terça-feira um milhão de dólares falsos em Vila do Conde. As notas, que estavam numa caixa dentro de um automóvel, seriam para trocar por heroína, segundo fonte da Secção Regional de Investigação ao Tráfico de Estupefacientes.

“Já andávamos a seguir os suspeitos. Acreditamos que era para trocar por cerca de dez quilos de heroína. Estas transacções são cada vez mais comuns”, explicou um inspector-chefe daquela secção, que liderou a operação.

Durante a acção, a PJ deteve os três homens que estavam a ser investigados e seguiam na viatura. Para além do dinheiro, todo em notas de 100 dólares, a PJ apreendeu ainda dois computadores portáteis, três telemóveis e o carro alvo das buscas.

Os detidos, entre os 29 e os 50 anos, um vendedor de carros, um pintor de automóveis e um canalizador, estão ainda a ser ouvidos por um juiz de instrução criminal no Tribunal de Vila do Conde, indiciados por contrafacção de moeda. Desconhecem-se, para já, eventuais medidas de coacção aplicadas a algum dos detidos. Um deles tem já condenações anteriores por tráfico de droga.

Segundo a PJ, as notas, às quais faltavam pormenores de segurança presentes nas verdadeiras, valeriam no mercado de contrafacção de moeda cerca de 170 mil euros. “Acreditamos que os receptadores, que iriam receber as notas e entregar a heroína à troca, sabiam que as notas eram falsas. Notas contrafeitas como estas seguem normalmente para África, onde são mais fáceis de transaccionar”, explicou ainda o investigador.

Esta é a segunda grande apreensão de dólares falsos realizada pela PJ do Porto em poucos dias. Na semana passada, os inspectores apreenderam 450 mil dólares falsos.

 

 

Sugerir correcção
Comentar