Trinta e cinco concelhos sob "risco muito elevado" de incêndio

Esta terça-feira existem 11 distritos sob risco de incêndio.

Foto
PCP propõe grupo de trabalho permanente para acompanhar o cumprimento de medidas de prevenção e combate aos incêndios. Daniel Rocha

Trinta e cinco concelhos de 11 distritos de Portugal continental estão, esta terça-feira, sob “risco muito elevado” de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Segundo o IPMA, em “risco muito elevado” de incêndio estão 35 concelhos dos distritos do Porto (quatro), Viseu (cinco), Aveiro (dois), Coimbra (três), Leiria (três), Castelo Branco (três), Santarém (três), Évora (um), Setúbal (três), Beja (dois), Faro (seis).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre “reduzido” e “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13h00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 66 fogos que foram combatidos por 1055 operacionais, apoiados por 294 veículos.

O IPMA prevê para esta terça-feira, no continente, céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde e vento fraco, tornando-se gradualmente em geral fraco do quadrante oeste a partir do início da tarde.

Na Madeira e nos Açores, a previsão aponta para céu com períodos muito nublado e vento moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 30 graus Celsius, no Porto 26, em Faro 25, Évora 33, Beja 32, Funchal 21, Ponta Delgada 19, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 18.

Sugerir correcção
Comentar