OMS diz que novo coronavírus pode ser transmissível entre humanos

Um homem contraiu o vírus após ter partilhado um quarto de hospital com outra pessoa já infectada. Desde 2012 foram confirmados 33 casos de pessoas infectadas com este novo vírus.

Foto
O coronavírus é da mesma família viral que protagonizou o surto de síndrome respiratória aguda grave que em 2003 matou quase 800 pessoas AFP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que o novo coronavírus, um vírus parecido com um outro que causa problemas respiratórios graves, pode ser transmitido entre humanos caso haja um contacto próximo com uma pessoa infectada.

Esta possibilidade ganhou força depois de o ministro francês da Saúde ter confirmado que um homem de 50 anos contraiu o vírus após ter partilhado o quarto de hospital no norte da França com outro homem, de 65 anos, a quem foi diagnosticada a doença depois de ter regressado de uma viagem aos Emirados Árabes Unidos. Os dois estão agora a ser tratados em quartos isolados.

Também neste domingo, o ministro da Saúde da Arábia Saudita anunciou a morte de mais duas pessoas naquele país devido a este vírus. Segundo a mais recente actualização da OMS sobre o número de pessoas infectadas, feita na quinta-feira, desde 2012 foram confirmados 33 casos na Europa e no Médio Oriente. Destas 33 pessoas, 18 morreram.

O novo coronavírus, identificado pela primeira vez em Setembro de 2012 após a morte de um doente em Junho, causa pneumonia e provoca uma falência renal rápida, e pode ser contraído tanto por pessoas como por animais. Os primeiros casos foram detectados na Arábia Saudita e na Jordânia, chegando depois à Alemanha, Reino Unido e França.

A OMS está agora preocupada com a capacidade de transmissão deste coronavírus, tendo em conta os novos casos. “A maior preocupação…é que os diferentes casos observados em vários países dão força à hipótese de que este novo coronavírus seja transmitido de pessoa para pessoa se houver contacto próximo”, disse a OMS neste domingo, numa declaração citada pela BBC.

“Este padrão de transmissão de pessoa para pessoa tem estado limitado a alguns grupos e, até agora, não há sinais que sugiram que o vírus tem a capacidade de sustentar uma transmissão generalizada nas comunidades”, acrescenta a OMS.

O coronavírus é da mesma família viral que protagonizou o surto de síndrome respiratória aguda grave (SARS, na sigla em inglês) que em 2003 matou quase 800 pessoas, sobretudo na Ásia.

Os sintomas desta pneumonia atípica são febre, tosse, dificuldade de respirar e falta de ar. Os primeiros sintomas aparecem dez dias depois de se contrair a doença, de acordo com o que se sabe. Os pacientes são na sua maioria homens com idades entre os 24 e os 94 anos.

O novo coronavírus está mais próximo de um coronavírus encontrado nos morcegos, que são, para já, uma potencial fonte primária do novo surto – pelo que se tem aconselhado precaução no contacto com animais.

Sugerir correcção
Comentar