BCE: emissão a 10 anos foi um “enorme sucesso”

Foto
Política expansionista do BCE ajudou os bancos pela valorização de activos. REUTERS/Alex Grimm/File

O membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE) Yves Mersch qualificou nesta terça-feira como um “enorme sucesso” a emissão de dívida a 10 anos feita por Portugal.

“Esta manhã, [Portugal] teve um enorme sucesso no mercado de capitais”, afirmou Yves Mersch numa conferência sobre o reforço da União Económica e Monetária (UEM), a decorrer em Bruxelas.

O Estado português, através do instituto que gere a dívida pública (IGCP), mandatou seis bancos, entre os quais a Caixa BI, a gerirem uma emissão de Obrigações do Tesouro com prazo a 10 anos, pela primeira vez desde que pediu ajuda externa em 2011.

Numa reacção aos resultados da operação, o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, que foi um dos oradores da conferência sobre a UEM, afirmou que a emissão de dívida a 10 anos foi um “grande sucesso” e salientou que a procura superou a oferta em “mais do que três vezes”.

“A operação foi um grande sucesso, os livros estão praticamente fechados e existe um excesso bastante considerável da procura sobre a oferta”, afirmou Vítor Gaspar aos jornalistas, à margem da conferência.

Gaspar disse ainda que o “preço é também favorável”, acrescentando ter indicações que garantem que “a taxa de rendibilidade ficará abaixo de 5,70%”.

Sugerir correcção
Comentar