Desmond Tutu internado para tratar "infecção persistente"

Comunicado da sua fundação diz que o arcebispo emérito esteve a trabalhar antes da entrada no hospital e está "de bom humor".

Foto
Desmond Tutu deverá ficar internado durante cinco dias Pedro Cunha/Arquivo

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu foi hospitalizado esta quarta-feira com uma "infecção persistente", anunciou a sua fundação em comunicado.

"O arcebispo emérito Desmond Tutu deu entrada num hospital da Cidade do Cabo para ser tratado a uma infecção persistente e para ser submetido a análises", lê-se no comunicado da fundação, citado pela AFP. O tratamento deverá decorrer ao longo dos próximos cinco dias.

Apesar do problema de saúde, Desmond Tutu passou as horas que antecederam a entrada no hospital a trabalhar no seu escritório e está “de bom humor”.

Desmond Tutu, 81 anos, foi distinguido com um Nobel da Paz em 1984 e é considerado uma reserva moral da África do Sul. Ficou conhecido durante a década de 1980 pela luta contra o regime da minoria branca do apartheid, quando Nelson Mandela estava preso. Quando Mandela chegou a Presidente, escolheu-o para liderar a Comissão para a Verdade e Reconciliação da África do Sul, criada para investigar os crimes cometidos por ambos os lados durante o período segregacionista. No início deste mês, foi distinguido com o Prémio Templeton pelo seu trabalho "na promoção do amor e do perdão".

Em 2007, foi diagnosticado com um cancro na próstata, mas só se retirou da vida pública em 2010.

Sugerir correcção
Comentar