Autoridades gregas autorizam negócio de venda de Millennium Bank ao Piraeus

A venda do Millennium Bank, operação grega do BCP, inscreve-se na estratégia de reestruturação do sector financeiro na Grécia

Foto
Adriano Miranda

O BCP já tem luz verde para vender o Millenium Bank ao banco privado grego Piraeus Bank.

  A informação divulgada pelas agências noticiosas internacionais surge depois do Fundo de Estabilização Financeira da Grécia ter aprovado o plano apresentado pelo Piraeus Bank de comprar o Millennium Bank, que será recapitalizado pelo BCP, o actual accionista, em 400 milhões de euros  .

Os títulos do BCP destacaram-se na sessão bolsista desta sexta-feira, com a maior evolução, transaccionando-se a 9,5 cêntimos por acção, uma subida de 5,56%.

Nuno Amado, presidente do BCP, já tinha informado que estava a negociar, unicamente, com o Piraeus Bank a venda do Millennium Bank estando a aguardar a autorização das autoridades helénicas. O negócio permite ao BCP estancar a sangria provocada nas suas contas pelo impacto dos maus resultados registados na operação grega. Para concluir a alienação, o BCP e o Piraeus Bank necessitam ainda da autorização da Direcção-Geral da Concorrência da União Europeia. 

A compra do Millennium Bank inscreve-se na estratégia de reestruturação do sector financeiro na Grécia, na qual o Piraeus Bank tem participado. Em Março deste ano, o Piraeus Bank anunciou ter chegado a acordo para adquirir os “depósitos [que escaparam assim aos cortes nos depósitos impostos pelo resgate ao Chipre], os empréstimos [16,2 mil milhões] e as filiais do Banco de Chipre, do Banco Popular do Chipre (Laiki) e do Hellenic Bank por um total de 524 milhões de euros”.

Esta operação (que amplia em 312 balcões a rede do Piraeus) foi justificada como uma transacção que visa “assegurar a estabilidade do sistema bancário grego”, no quadro da “assistência a Chipre na resolução da crise e dá segurança aos depositantes, clientes e trabalhadores das três instituições cipriotas”. 

Sugerir correcção
Comentar