Terceira maior cadeia de distribuição do mundo sai dos Estados Unidos

Tesco registou a primeira queda de lucros desde 1990 e decide focar-se mais no mercado britânico

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Tesco remodelou lojas no Reino Unido para dar fôlego ao negócio Suzanne Plunkett/Reuters

A britânica Tesco registou a primeira queda nos lucros desde a década de 1990 e decidiu descontinuar a sua presença nos Estados Unidos, onde estava desde 2007 com a Fresh & Easy.

A terceira maior cadeia de distribuição do mundo, a seguir à Wal-Mart e ao Carrefour, anunciou esta quarta-feira que a decisão teve um impacto negativo nos lucros de 1200 milhões de libras (cerca de 1400 milhões de euros), que incluem perdas de vendas na ordem dos 169 milhões de libras e mil milhões de libras em imparidades relacionadas com activos fixos nos Estados Unidos. As contas anuais (até Fevereiro) mostram uma quebra de resultados líquidos de 13% em comparação com 2012, para 3453 milhões de libras. Os lucros antes de impostos caíram 51,5% para 1900 milhões.

A saída dos Estados Unidos é encarada pela empresa como uma “consequência natural” da mudança de estratégia. “Com a profunda e rápida mudança na forma como os consumidores vivem as suas vidas, o nosso objectivo é ser o melhor multicanal retalhista para os consumidores”, disse Philip Clarke, director executivo. A Tesco vai focar atenções no seu mercado doméstico e está a rever todo o investimento em lojas que estava previsto. Identificou mais de 100 estabelecimentos, adquiridos nos últimos cinco a dez anos, que já não tem intenções de desenvolver. Também reduziu o valor dos activos na Polónia, República Checa e Turquia em 495 milhões de libras.

O ano passado Philip Clarke lançou um programa para revitalizar a cadeia no Reino Unido, depois de ter avisado que os lucros seriam abaixo do esperado. Este plano de investimento, na ordem dos mil milhões de libras, incluía a contratação de mais trabalhadores, renovação de lojas e relançamento de categorias de produtos alimentares. No Reino Unido, as vendas caíram 8,3%, para 2272 milhões de libras.

“O nosso plano ‘construir uma Tesco melhor’ está em andamento e estou satisfeito com os progressos reais no Reino Unido. Fizemos melhorias substanciais na experiência de compra dos clientes, que estão a começar a reflectir-se num melhor desempenho”, disse Philip Clarke.

Nos Estados Unidos, e de acordo com a BBC, a Tesco prepara-se para encerrar ou vender 199 das suas lojas Fresh & Easy. Nenhuma das 300 unidades deu lucro. 
 

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