Marques Guedes quer intensificar relação entre Parlamento e Governo, diz Assunção Esteves

Presidente da Assembleia da República esteve reunida com o novo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares. Assunção Esteves lembrou que cabe ao Governo estabelecer "pontes de diálogo" com a oposição e com a maioria parlamentar.

Foto
Luís Marques Guedes tomou posse no sábado Pedro Cunha

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, afirmou nesta terça-feira que o novo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, “quer intensificar a relação entre o Parlamento e o Governo”.

“É uma pessoa que tem uma experiência parlamentar muito intensa, que conhece muito bem a casa, que quer intensificar a relação entre o Parlamento e o Governo E foi disso que tratámos, da intensificação dessa relação”, declarou Assunção Esteves aos jornalistas, no final de uma audiência concedida ao novo ministro, na Assembleia da República.

Questionada sobre a forma como essa relação poderá ser intensificada, a presidente da Assembleia respondeu: “Das formas normais, do modo como o ministro dos Assuntos Parlamentares estará mais presente na vida do Parlamento e, relativamente à actividade do Governo, será o protagonista de uma relação próxima e participada, quer com a maioria, quer com a oposição”.

A presidente da Assembleia da República considerou que cabe ao Governo o papel de estabelecer “uma ponte de diálogo para ambos os lados: quer para a oposição, quer para a maioria”. Sobre o mandato do anterior ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, Assunção Esteves não quis fazer qualquer juízo, limitando-se a considerar que uma relação pode ser sempre “aprofundada e intensificada”.

Assunção Esteves referiu que Marques Guedes vai reunir-se também com os vice-presidentes da Assembleia da República e com os líderes dos grupos parlamentares, neste início de funções como ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares.

Sugerir correcção
Comentar