Primeiro caso em Pequim da nova estirpe de gripe das aves

Organização Mundial de Saúde já confirmou 43 pessoas infectadas e 11 mortos, mas garante que vírus mão se transmite entre pessoas.

Foto
A rapariga infectada está no Hospital de Ditan em Pequim Stringer/Reuters

O primeiro caso em Pequim de um doente com a nova estirpe da gripe aviaria foi confirmado neste sábado. Uma rapariga de sete anos entrou num hospital da capital da China com febre, tosse, dores de garganta e dores cabeça. Os médicos confirmaram que tinha contraído a estirpe H7N9 da gripe das aves, que já matou 11 pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), este vírus não se transmite entre pessoas, mas das aves para os humanos. Os pais da criança são comerciantes de aves.

Até agora, os casos de pessoas infectadas com a nova gripe das aves estavam restringidos a Xangai e a outras províncias do leste da China, como Zhejiang, Jiangsu and Anhui. Já foram infectadas 43 pessoas, das quais 11 morreram, adianta a OMS. Apesar de já se ter encontrado o vírus em algumas aves em mercados, não se descobriu ainda qual é a sua fonte original.

Os sintomas são fortes, o que levou muita gente a temer que o vírus passasse a ser transmissível entre humanos. As autoridades chinesas já detiveram uma dúzia de pessoas por estarem a espalhar rumores sobre a transmissibilidade do vírus entre humanos, adianta a Reuters.

Sugerir correcção
Comentar