Dijsselbloem: decisão sobre prazos de pagamento da dívida pode ser só em Maio

Foto
Jeroen Dijsselblo, presidente do Eurogrupo.

O presidente do Eurogrupo disse nesta quarta-feira que a extensão de sete anos para o prazo de pagamento do empréstimo cedido pela troika a Portugal pode ficar acordada só em Maio, em reunião dos ministros das Finanças em Bruxelas.

Em declarações aos jornalistas, e citado pela Bloomberg, Jeroen Dijsselbloem declarou que se o acordo não ficar fechado nos próximos dias em Dublin, onde os titulares das Finanças se encontrarão, "será finalizado um mês depois", em nova reunião do Eurogrupo, dessa vez a decorrer na capital belga.

A troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) recomenda que Portugal consiga uma extensão de sete anos para o prazo de pagamento do empréstimo cedido.

O documento em que consta a recomendação do alargamento do prazo de pagamento dos empréstimos concedidos a Portugal, mas também à Irlanda, foi elaborado por representantes da troika e ainda pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e, segundo a Reuters, será apresentado nas reuniões de ministros da União Europeia que decorrem na sexta-feira e no sábado em Dublin.

No entanto, é provável que dos encontros desta semana saia apenas um apoio político à extensão dos prazos, enquanto a decisão formal deverá acontecer em Maio.

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar