Seul diz que Coreia do Norte pode lançar míssil "a qualquer momento"

Pyongyang estará a preparar a realização de um teste com o míssil de médio alcance Musudan.

Foto
O míssil Musudan foi visto pela primeira vez numa parada em 2010 AFP

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul afirmou esta quarta-feira que Pyongyang prepara-se para ordenar o lançamento de um míssil "a qualquer momento". Em causa estará um teste com o míssil balístico Musudan.

"Segundo informações obtidas por nós e pelos Estados Unidos, a hipótese de a Coreia do Norte lançar um míssil é muito elevada", disse Yun Byung-se durante uma audiência no Parlamento sul-coreano. Seul não avança datas, mas o ministro afirma que pode ser "a qualquer momento, a partir de agora", cita a agência Yonhap.

As informações recolhidas pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul apontam para que o míssil em causa seja um Musudan, que terá um alcance de entre 3000 e 4000 quilómetros, suficiente para atingir o Japão ou a base norte-americana em Guam. Pouco se sabe sobre as reais capacidades do Musudan norte-coreano – o míssil foi visto pela primeira vez numa parada militar em Pyongyang, em 2010, mas ainda não foi testado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul avançou que está em contacto com os seus homólogos da Rússia e da China. "Através de uma coordenação muito próxima com a China e com a Rússia, o Governo coreano tem continuado a fazer esforços para persuadir a Coreia do Norte a mudar a sua atitude", disse Yun Byung-se.

A possibilidade de a Coreia do Norte realizar um teste com um míssil Musudan aumenta com a aproximação de importantes comemorações no país. Na quinta-feira, dia 11, cumpre-se um ano desde a chegada ao poder de Kim Jong-un e na próxima segunda-feira, dia 15, a Coreia do Norte comemora os 101 anos do nascimento do seu fundador, Kim Il-sung, avô do actual líder.
 
 

Sugerir correcção
Comentar