Tumultos não tiram actividades da Páscoa às crianças da Bela Vista

Câmara de Setúbal mantém iniciativas sociais destinadas a ocupar mais novos nas férias.

Os confrontos entre polícia e moradores após a morte de um motociclista de 18 anos, no bairro da da Bela Vista, não vão impedir a Câmara Municipal de Setúbal de realizar a iniciativa “Férias no Bairro”, destinada aos bairros mais desfavorecidos da cidade.

Inicialmente, o PÚBLICO noticiou que estas actividades seriam adiadas por tempo indeterminado, com base numa informação prestada por um assessor da autarquia. Mas este enganou-se e as actividades com as crianças mantêm-se.

A única iniciativa cancelada é uma reunião com os moradores da Bela Vista.

O programa "Férias no Bairro" inclui actividades lúdicas, pedagógicas e desportivas gratuitas para crianças e jovens de bairros sociais de Setúbal na pausa lectiva da Páscoa.

A acção é uma das apostas municipais em vigor para promover a partilha multicultural e é dinamizada por moradores e associações de jovens, nos bairros da Bela Vista, do Forte da Bela Vista, Santo António e Manteigadas.

No Natal passado, a iniciativa “Férias no Bairro” contou com a participação de 70 crianças e a colaboração de duas dezenas de monitores, que receberam formação para este trabalho.

O bairro da Bela Vista voltou a ser notícia, por causa de tumultos na sequência da morte de um jovem de 18 anos, num perseguição policial.

O rapaz seguia de mota, passou um sinal vermelho e foi perseguido por agentes policiais.

Segundo fonte da PSP de Setúbal, os agentes efectuaram disparos de intimidação com munições de borracha e acreditam que não chegaram a atingir o jovem que viria a despistar-se e a embater numa caixa da EDP, o que lhe terá causado a morte, na zona das Manteigadas.

Pouco depois, a ira de vários grupos de jovens virou-se contra a esquadra da PSP na Bela Vista. Os tumultos envolveram o corte de várias ruas com caixotes do lixo e ecopontos a arder no meio das estradas. Seguiram-se horas de escaramuças envolvendo tiros de aviso disparados pela PSP e pedras arremessadas por jovens encapuzados.

Notícia corrigida às 12h07. Afinal as actividades com crianças mantém-se. Só foi cancelada uma reunião com moradores.
 

Sugerir correcção
Comentar