Banco de Portugal alerta que a velha nota de cinco euros continuará a circular

Face aos casos de burla, o BdP esclarece que as notas antigas permanecerão em circulação.

Foto
A moeda de dois euros continua igual.

A propósito das recentes burlas em torno da nova nota de cinco euros, o Banco de Portugal (BdP) lançou nesta sexta-feira um comunicado com uma série de esclarecimentos.

Desde 2011, a GNR registou 32 casos de burla no distrito de Vila Real, a maioria envolvendo burlões que se faziam passar por funcionários da Segurança Social que iriam trocar notas de cinco euros. A GNR tem desde então aproveitado a operação Censos Sénior 2013 para avisar que as notas de cinco euros actuais não vão sair de circulação .

Em relação às burlas, o BdP avança que “os cidadãos não precisam de trocar quaisquer notas. As actuais notas de cinco euros nunca perderão o seu valor” e que “a nova nota de cinco euros circulará ao mesmo tempo que a actual. Ou seja, os cidadãos poderão utilizar as duas notas de cinco euros”.

O BdP afirma também que “os cidadãos devem comunicar às autoridades os casos em que alguém se apresente para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária, pois trata-se certamente de uma tentativa de burla”.

Ironicamente, a nova nota de cinco euros terá sido lançada por motivos de segurança.
 

Sugerir correcção
Comentar