Resultados de apoios às artes adiados

Direcção-Geral das Artes informou que a complexidade das candidaturas levou a um ajustamento do calendário.

Foto
Resultados dos apoios só serão conhecidos no fim do mês Paulo Pimenta

Vai ser preciso esperar mais algumas semanas até se poder perceber como vai ser o novo mapa dos apoios às artes. A Direcção-Geral das Artes emitiu um comunicado informando que a revelação da lista dos apoios directos a um, dois e quatro anos, cuja data de apresentação estava prevista para esta sexta-feira, foi adiada para 22 de Março.

Em comunicado, a Direcção-Geral das Artes informou que “os prazos inicialmente previstos para os procedimentos concursais são baseados em tempos médios de processo de um concurso público” e, por isso, e “face ao volume e à complexidade das candidaturas apresentadas”, a estimativa de prazos “tem necessariamente de ser ajustada”.

A juntar a este factor esteve a necessidade de se proceder a alterações nas composições de alguns dos júris, depois de se ter verificado que, em alguns deles, poderiam existir incompatibilidades que decorriam da presença dos jurados em projectos candidatos.

Em causa está a programação para o período 2013-2016 de companhias de teatro e dança, bem como projectos nas áreas de artes plásticas, arquitectura, design, fotografia e artes digitais, no valor total de 5 milhões e 350 mil euros, a distribuir por 78 projectos com um valor máximo de atribuição de 400 mil euros.

Adiada para 15 de Março está também a publicação da lista final dos apoios tripartidos que compreendem acordos entre a Direcção-Geral das Artes, as companhias e as autarquias. Em causa estão 4,5 milhões de euros, para distribuir por 22 candidaturas das 53 admitidas a concurso.
 

Sugerir correcção
Comentar