Benfica TV com mensalidade até dez euros

Canal do clube passa a ser pago a partir de Julho. Decorrem negociações com os vários operadores de televisão por cabo, incluindo a Zon.

Foto
O presidente do Benfica acredita que será uma opção rentável Nuno Ferreira Santos

O valor a pagar pelos assinantes da Benfica TV, que a partir de Julho será um canal premium, ainda não está definido, mas a mensalidade terá um preço até dez euros, apurou o PÚBLICO.

Os responsáveis do Benfica anunciaram nesta sexta-feira que o canal passará a ser pago a partir da próxima época, altura em que passa a transmitir não só os jogos caseiros da equipa na Liga portuguesa, mas também os encontros da Liga inglesa.

O valor da assinatura mensal será bastante inferior ao da Sport TV, actualmente em valores entre 26 e 28 euros.

O emblema da Luz está ainda em negociações com as três plataformas (Meo, Optimus Clix e Cabovisão) que disponibilizam a Benfica TV, mas também com a Zon, que ainda não tem o canal benfiquista.

“Não deixamos ninguém de fora. Temos falado com todos os parceiros”, disse Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD do Benfica, num encontro com jornalistas, justificando as negociações com a Zon.

A mudança de canal normal no cabo para um canal premium deve-se ao facto de a BenficaTV passar a ter um “conteúdo mais rico”, explicou Soares Oliveira. “Não pode continuar a ser um canal oferecido [no pacote do cabo]”, justificou o administrador.

Além dos jogos do campeonato brasileiro, o canal vai transmitir a partir da próxima época os 15 jogos do Benfica em casa na Liga portuguesa e ainda a Liga inglesa.

Questionados sobre os valores que o Benfica pode vir a obter com esta estratégia, tendo em conta a rejeição dos 111 milhões oferecidos em Março de 2012 pela Olivedesportos de Joaquim Oliveira por sete épocas de jogos do Benfica, os responsáveis do clube mostraram-se confiantes: “De certeza que vamos superar esses números”, frisou Luís Filipe Vieira, presidente do clube.

A Benfica TV vai continuar a ser apenas um canal, estando excluído qualquer desdobramento, mesmo que na Liga inglesa – competição que o canal vai transmitir em exclusivo nas próximas três temporadas – por vezes se realizem jogos em simultâneo. "Vamos fazer opções", disse Soares Oliveira, destacando também a capacidade de o clube gerir os horários dos seus próprios jogos, de forma a que não coincidam com outros conteúdos do canal.

Os “encarnados” garantiram também que não têm intenção de comprar jogos nem de outros clubes do campeonato português, nem de outras ligas internacionais.

Quanto à exploração dos jogos do Benfica no estrangeiro, há dois cenários em aberto. Um é a disponibilização da Benfica TV nos moldes actuais, o que implicará um bloqueio da transmissão (ou a oferta de um conteúdo diferente) sempre que estiverem em causa jogos sobre os quais o canal tem apenas direitos para o território português. O outro cenário é vender em pacote os jogos caseiros do Benfica na Liga portuguesa para operadores estrangeiros.

Sugerir correcção
Comentar