Portas quer reforço de relações económicas com Luxemburgo

Ministro dos Negócios Estrangeiros apelou ao investimento luxemburguês em Portugal.

Foto
Paulo Portas anunciou que vai efectuar uma melhoria nos serviços consulares portugueses no Luxemburgo Foto: Yves Herman/Reuters

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, defendeu esta sexta-feira o reforço das relações económicas entre Portugal e o Luxemburgo, apelando ao investimento e à criação de emprego em território nacional.

“Podemos fazer bastante mais do ponto de vista das relações económicas entre os dois países”, afirmou Paulo Portas, em conferência de imprensa, no Luxemburgo, no final de um encontro com o seu homólogo luxemburguês, Jean Asselborn. O ministro português adiantou que vai trabalhar com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para que “haja um reforço do relacionamento” com as câmaras do comércio e com os empresários luso-luxemburgueses, salientando que aquele país é o quarto maior investidor em Portugal.

“Queremos exportar mais para o Luxemburgo e queremos ter mais investimento do Luxemburgo”, afirmou Paulo Portas, acrescentando que Portugal quer ser um país “acolhedor para o investimento”, onde “é bom” investir, criar riqueza e criar emprego. De acordo com o ministro, quem investir agora em território português “é bem tratado do ponto de vista dos seus vistos de residência, do sistema fiscal e da redução da burocracia”.

Melhoria dos serviços consulares
O ministro dos Negócios Estrangeiros aproveitou a visita para anunciar que vai melhorar os serviços consulares naquele país. “Portugal tem muitos portugueses aqui no Luxemburgo. Podemos melhorar os serviços consulares e vamos fazê-lo. Dentro de algumas semanas, será já possível, no consulado português, aqui do Luxemburgo, fazer as marcações por email ou por call center”, avançou Paulo Portas.

Com estas novas possibilidades, salientou o ministro, “as pessoas não precisam de ir para uma fila de madrugada”. Paulo Portas disse ainda que serão feitas “mais permanências consulares em cidades e vilas onde não há consulados portugueses, mas há portugueses”.

Paulo Portas aproveitou a ocasião para agradecer ao seu homólogo a “amizade” com que o Luxemburgo recebeu e recebe os portugueses, que representam 20% da população luxemburguesa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português termina esta sexta-feira uma visita oficial de dois dias ao Luxemburgo, a convite das autoridades locais.
 

Sugerir correcção
Comentar