Portugal agrava queda na actividade industrial em Dezembro

Números do Eurostat mostram agravamento da quebra da actividade industrial, quando na zona euro e na União Europeia houve uma atenuação da tendência negativa.

Foto
A queda da actividade industrial agravou-se em Portugal, em contraciclo com a zona euro e a UE Miguel Manso

O índice que mede a produção industrial recuou 4% em Portugal, mais do que os -2,4% da zona euro e do que os -2,3% da União Europeia. Os dados de Dezembro, divulgados nesta quarta-feira pelo Eurostat, mostram novo agravamento da queda homóloga na actividade industrial em Portugal, em comparação com a queda de 3,9% de Novembro e de 3,1% em Outubro.

O mesmo, no entanto, não acontece na variação mensal. Em Dezembro, a queda da actividade industrial situou-se nos 1,7%; uma recuperação na actividade face à quebra mensal de 3,3% de Novembro. Em todo o caso, os valores registados neste indicador sofrem fortes oscilações: em Setembro, a variação mensal da actividade industrial caiu 12%, para recuperar 5,6% no mês seguinte.  

Já os números da zona euro mostram uma queda mais ligeira em Dezembro. Em termos homólogos, a actividade industrial da zona euro caiu 2,4% no último mês de 2012, menos do que os -4% de Novembro e -3,4% de Outubro. O mesmo acontece com a União Europeia, que viu nos -2,3% da evolução da actividade industrial em Dezembro uma queda menor do que os -3,6% de Novembro e -3% de Outubro.

Espanha é o país da União Europeia que mais tem vindo a perder actividade industrial. Em comparação com Dezembro de 2011, os últimos resultados do Eurostat mostram que a actividade industrial em Espanha caiu 6,9% em Dezembro. Um valor próximo do que foi registado para a Itália, onde o indicador desceu 6,6%.

No grupo das maiores subidas na actividade industrial de Dezembro encontram-se a Letónia, com um aumento de 10,7%; Malta, com mais 10,3%; e a Lituânia, cuja actividade industrial cresceu 9,1% em Dezembro.
 

Sugerir correcção
Comentar