Restabelecida a circulação no IC8

Foto
O acidente obrigou ao corte da circulação no IC8 Sérgio Azenha

A circulação rodoviária na zona do acidente no IC8 foi restabelecida normalmente, nos dois sentidos, às 20h50, revelou à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Segundo informação avançada ao PÚBLICO pelo Comando Geral da GNR, a circulação foi restabelecida por volta das 17h30, mas apenas com uma faixa a servir os dois sentidos.

O acidente com um pesado de passageiros de matrícula espanhola, que se despistou na manhã deste domingo, fazendo 11 mortos e 33 feridos, obrigou ao corte do nó de acesso ao IC8 ao Carvalhal, na Sertã, distrito de Castelo Branco, nos dois sentidos, a partir das 8h30.

No autocarro seguia um grupo de 44 pessoas, sete crianças. Tinham partido de Portalegre, Arronches e Castelo de Vide, com destino a Santa Maria da Feira, onde iam visitar o presépio de São Paio de Oleiros - que abriu no final ano passado como sendo o maior de mundo. O organizador, Luís Barbas, foi alugar o autocarro a uma empresa de Badajoz, chamada Autocares Rabazo.

Nenhum dos ocupantes escapou incólume. Todos – excepto os nove que foram dados como mortos no local – foram levados para os hospitais de Castelo Branco e de Coimbra. Para ajudar no resgate foram precisos 323 bombeiros e agentes da protecção civil, 124 veículos, gruas e um helicóptero. Um hospital de campanha foi montado no local e dezenas de ambulâncias foram posicionadas na estrada para transportar os feridos.

Sugerir correcção
Comentar