TAP é a sétima companhia mais segura do mundo

Apesar de bem colocada, a transportadora nacional desceu três lugares no ranking face a 2011. Lista é liderada pela Finnair.

Foto
Em 2011, a companhia nacional ocupava a 4ª posição do ranking Foto: Pedro Cunha

A TAP foi considerada a sétima companhia de aviação mais segura do mundo em 2012 pelo centro de investigação JACDEC, que acompanha todos os acidentes aéreos que ocorrem a nível global e que anualmente publica o ranking das transportadoras que oferecem mais segurança aos viajantes.

Apesar de estar bem colocada e de ficar à frente de companhias como a Virgin Australia (9.ª) e a British Airways (10.ª), a transportadora aérea nacional (detida a 100% pelo Estado) caiu três lugares face a 2011, ano em que ocupava a quarta posição.

A TAP foi ultrapassada por duas companhias do Médio Oriente: a Emirates (4.ª) e a Ethiad Airways (5.ª). E ainda pela EVA Air (6.ª), uma transportadora com sede em Taiwan que pertence à Evergreen Marine, um dos maiores grupos internacionais de transporte marítimo.

De acordo com o estudo, a companhia nacional perdeu terreno por causa da antiguidade da sua frota, que começará agora a ser renovada até 2015. O último acidente da TAP aconteceu em 1977, na Madeira, tendo resultado na morte de 131 pessoas.

O ranking das dez companhias consideradas mais seguras pelo Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC), consultado pelo PÚBLICO, é liderado pela Finnair, cujo último acidente ocorreu em 1963, matando 22 passageiros e toda a tripulação que seguia a bordo do DC-3 da companhia finlandesa.

No segundo lugar surge a Air New Zeland, da Nova Zelândia, seguida pela Cathay Pacific de Hong Kong. A oitava posição pertence à Hanan Airlines. Isto num ano em que se registaram menos acidentes desde que o JACDEC começou a fazer este levantamento em 1989. Houve um total de 1983 ocorrências, com menos 500 vítimas mortais do que em 2011.

De acordo com a Lusa, as companhias europeias low cost estão bem classificadas, como a Virgin Atlantic (15.º), Easyjet (17.º) e Air Berlin (23.º), enquanto as companhias de bandeira europeias estão em lugares de fim de lista, tal como a KLM (Holanda), em 27.º lugar, a Air France (França), na 41.ª posição ou a espanhola Iberia (47.º posto). De entre os gigantes europeus, os mais bem colocados são a British Airways e a Lufthansa (11ª). 

De notar que as brasileiras TAM e Gol estão no fim da lista, classificadas em 59.º lugar e 57.ª posição, respectivamente. A TAM, que há três anos perdeu uma aeronave num acidente em que morreram 199 pessoas, o mais grave da história da companhia, deixou o último lugar para a China Airlines (Taiwan) com oito perdas de aviões desde 1983 e 755 vítimas.

Notícia corrigida às 13h06: O acidente da TAP ocorreu em 1977 e não em 1997.

Sugerir correcção
Comentar