A Three Gorges será mecenas do Museu Nacional de Arte Antiga em 2013

Os 50 mil euros doados pela empresa chinesa representam entre um terço a um quarto do montante gasto este ano pelo museu em programação

Foto
Tríptico do flamengo Jan Provoost, no MNAA Daniel Rocha

A China Three Gorges, a maior accionista da Energias de Portugal (EDP), tornou-se esta quinta-feira mecenas do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) com uma doação de 50 mil euros através do grupo de amigos do museu.

No mesmo dia em que chegou a acordo para a compra, por 359 milhões de euros, de 49% do capital social da EDP Renováveis e de 25% dos suprimentos realizados a esta sociedade, Wu Shengliang, representante da Three Gorges em Portugal, formalizou a doação com José Blanco, que lidera o GAMNAA (grupo de amigos do MNAA).  

Esta sexta-feira, José Blanco explicou ao PÚBLICO que em Maio visitou o MNAA com o presidente da Three Gorges e que o processo negocial, a partir daí, teve a intervenção “brilhante” do embaixador português em Pequim, José Tadeu Soares.

Com a expectativa de que o apoio se repita nos próximos anos, em relação a 2013 caberá ao GMNAA tomar decisões sobre a aplicação das verbas doadas. Segundo José Blanco, o assunto será debatido com a direcção do museu. José Alberto Seabra Carvalho, director adjunto da instituição, diz que é “urgente” capitalizar “a parte que não tem sido e não vai ser financiada pelo Estado: a programação”. “Está muito desprotegida pela tutela e carece muitíssimo de financiamento.”

Mas há outras hipóteses. No terceiro piso do museu, a secção dedicada à pintura e escultura portuguesas precisa de intervenção museológica, diz Seabra Carvalho. “Gostaríamos de a fazer em 2013.” E há o espaço onde se fazem pequenas exposições monográficas, cujo arranque foi já apoiado pelo GMNAA – com quatro exposições anuais, cada uma orçada em 10 mil euros (com catálogos incluídos), todos os gastos com este aspecto da programação ficariam cobertos com o montante doado pela Three Gorges, restando ainda dinheiro.

Seabra Carvalho diz que “não é muito claro” ainda qual será o orçamento do museu para programação em 2013. No ano que agora termina rondou os 250 a 300 mil euros. A doação da Three Gorges representa, assim, entre um terço a um quarto do montante total gasto em programação pelo museu em 2012.  

Segundo José Blanco, como contrapartidas, a Three Gorges terá direito a cartões de entrada no museu, uma mesa no jantar anual e verá as suas ajudas mencionadas nos documentos públicos do GMNAA. 
 
 

Sugerir correcção
Comentar