Astrónomo britânico Patrick Moore morre aos 89 anos

Astrónomo ajudou a fazer o mapa da Lua e tornou-se num popular apresentador de televisão.

Foto
Patrick Moore comandou programa "The Sky At Night" durante mais de 50 anos Adrian Dennis

O astrónomo britânico Patrick Moore, que ajudou a fazer o mapa da Lua e se tornou num popular apresentador de televisão, morreu este domingo aos 89 anos.

Moore ficou conhecido sobretudo pelo seu programa The Sky at Night, emitido pela BBC ao longo de mais de 50 anos – desde a sua primeira edição, em 1957, até à segunda-feira passada.

Patrick Moore publicou dezenas de livros sobre astronomia – área científica pela qual se apaixonou aos seis anos de idade, quando a sua mãe lhe ofereceu um exemplar de 1898 do livro A História do Sistema Solar, de George F. Chambers.

Manteve sempre uma aparência excêntrica, com o inseparável monóculo, os cabelos mal penteados, a fala rápida e ocasionais aparições como músico, a tocar xilofone ou piano. Mas a sua competência, como astrónomo e apresentador, valeu-lhe vários prémios, incluindo um Bafta, por serviços prestados à televisão, uma posição como membro honorário da Royal Society – a mais importante academia científica britânica –, e o título de cavaleiro concedido pela Rainha Isabel II.

Sir Moore estudou a fundo a superfície lunar, traçando-lhe um mapa que foi utilizado tanto por russos, como por norte-americanos, na génese da corrida espacial – segundo a BBC.

Num comunicado difundido este domingo, amigos descrevem Patrick Moore como “uma inspiração para gerações de astrónomos”.

“Há muitos astrónomos profissionais como eu que podem, de facto, localizar a origem do seu interesse pela astronomia ao verem Patrick na TV”, corrobora Marek Kakula, do Observatório Real de Greenwich, citado pela BBC.

Patrick Moore vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos anos. Morreu em casa, cercado dos amigos, de assistentes de saúde e do seu gato Ptolomeu.

Sugerir correcção
Comentar