Cadeiras inspiradas em portugueses rendem 111.500 euros para os refugiados

Cadeiras inspiradas em Cristiano Ronaldo e José Mourinho tiveram licitação de 30 mil euros cada. As receitas revertem para o ACNUR.

As 11 cadeiras desenvolvidas em Paredes para personalidades portuguesas e internacionais foram leiloadas na sexta-feira por 111.500 euros que revertem para o Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR). A autarquia pretende repetir a iniciativa.

“Todas as cadeiras foram licitadas. As duas que tiveram a licitação mais alta foram as de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, que tiveram uma licitação de 30 mil euros cada uma”, avançada por um empresário de Singapura que não se quis identificar, afirmou Jorge Rodrigues, assessor da Câmara de Paredes, que organizou o evento.

O projeto “Duets” apresenta um conjunto de 11 cadeiras, incluindo uma desenvolvida para o Presidente da República, Cavaco Silva, apresentada em Julho no Palácio de Belém, em Lisboa, mas também os exemplares criados para Manoel de Oliveira, Eduardo Souto de Moura, José Ramos Horta, Luciano Benetton, Mia Couto, Mariza e Maria Bethânia.

As receitas do leilão, promovido pela leiloeira Christie’s, em Lisboa, revertem para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

“Tendo em conta o sucesso do evento, é vontade do município de Paredes repeti-lo, não já no próximo ano, porque isto exige alguma organização e algum trabalho, mas vamos tentar que esta iniciativa seja feita de dois em dois anos, mantendo o ACNUR como parceiro e beneficiário desta acção”, afirmou ainda Jorge Rodrigues.

No projecto “Duets”, a concepção estilística das peças foi desenvolvida por criativos prestigiados, nacionais e italianos, especificamente para cada uma das personalidades convidadas pela organização, respeitando a sua identidade, cabendo a execução das cadeiras a empresas de mobiliário de Paredes.

De cada cadeira foi realizada uma minissérie de cinco exemplares únicos, numerados e assinados. Um exemplar de cada cadeira será para leilão, tendo uma base de licitação mínima de cinco mil euros.

O segundo exemplar ficará para o criativo que concebeu a cadeira, o terceiro para a personalidade que o inspirou e o quarto para a empresa que o construiu. O quinto exemplar ficará para a autarquia de Paredes.

As peças puderam ser apreciadas em Paredes, de 14 de Setembro a 18 de Novembro, durante a exposição “Art on Chairs”, um dos projectos do Pólo de Design e Mobiliário.

Sugerir correcção
Comentar