Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, triunfa nos Gotham Awards

Foto
Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, foi eleito o melhor filme nos Gotham Awards DR

Os Gotham Awards, prémios do cinema independente norte-americano, abriram oficialmente na segunda-feira a época de galardões de cinema nos Estados Unidos. Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, foi eleito o melhor filme.

Centrado nos anos 1960, o filme protagonizado por Edward Norton, Frances McDormand e Bruce Willis conta a história de um casal de jovens que resolve fugir da Nova Inglaterra depois de fazer um pacto secreto.

Moonrise Kingdom ultrapassou a concorrência de filmes como O Mentor, de Paul Thomas Anderson (que estreia em Portugal a 17 de Janeiro), e The Loneliest Planet, de Julia Lokev (que teve antestreia no festival IndieLisboa).

Nomeado também na categoria de melhor elenco, o filme de Wes Anderson acabou por perder aí para Entre Irmãs de Lynn Shelton, premiando os actores Mark Duplass, Emily Blunt e Rosemarie DeWitt - o filme chega às salas portuguesas a 27 de Dezembro.

Moonrise Kingdom lidera ainda as nomeações para os Spirit Awards, também dedicados ao cinema independente. O filme está nomeado em cinco categorias a par de Guia para um Final Feliz, de David O. Russell (que estreia em Portugal a 10 de Janeiro de 2013)

Sendo os Gotham o princípio da época de entrega de prémios que culmina com os Óscares, o prémio de melhor realizador revelação entregue segunda-feira a Benh Zeitlin por Beasts of the Southern Wild - que já recebera o prémio do júri no Festival de Sundance de 2012 e que passou no Lisbon & Estoril Film Festival - parece aumentar as hipóteses do filme na corrida aos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.  

Ainda nos Gotham, entregues em Nova Iorque, a actriz Emayatzy Corinealdi recebeu o prémio de melhor interpretação pelo seu trabalho no drama Middle of Nowhere How to Survive a Plague, de David France, foi considerado o melhor documentário. Artifact, do actor, músico e aqui realizador sob pseudónimo Jared Leto, ganhou o prémio do público com um filme/making of do álbum This is War da banda norte-americana 30 Second to Mars.

Na 22.ª edição dos Gotham Awards prestou-se tributo às carreiras de Matt Damon e Marion Cotillard, que tem colhido elogios da crítica com o drama de Jacques Audiard De rouille et d'os (com estreia nas salas portuguesas a 7 de Fevereiro)

Os Gotham Awards premiaram na edição de 2011 A Árvore da Vida, de Terrence Malick, e Assim é o Amor, de Mike Mills.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar