À procura de jovens autores e ilustradores no secundário

Concurso promovido pela Nissan quer premiar novos talentos. No Japão existe há 29 anos e chega agora a Portugal com o apoio do Plano Nacional de Leitura.

Foto
Alguns dos projectos japoneses premiados feitos por alunos do secundário DR

Pela primeira vez em Portugal, aliás, na Europa, o concurso japonês da Nissan Jovens Autores de Histórias Ilustradas vai arrancar com o objectivo de premiar jovens talentos na escrita e na ilustração, a encontrar nas escolas secundárias do país.

Todas as escolas, públicas e privadas, com ensino secundário podem concorrer. O concurso foi apresentado esta quarta-feira, em Lisboa. O tema é a "mobilidade sustentável". Marco Toro, director-geral da Nissan em Portugal, explica que a empresa “tem como visão melhorar a vida das pessoas, criando, para isso, soluções de mobilidade cada vez mais amigas do ambiente”. Por isso, as histórias e ilustrações devem centrar-se nesta ideia, o que não significa que tenham de ter carros ou motores.

Os alunos poderão participar desde que tenham até 21 anos. Primeiro, o concurso decorre na escola, e em duas fases. Na primeira, as histórias são escritas e apresentadas a um júri do estabelecimento de ensino, que selecciona a melhor. Depois, cabe à escola avançar para o concurso de ilustração da história vencedora, seleccionando o melhor trabalho. Segundo o regulamento, também são admitidos projectos produzidos por dois alunos, independentemente de serem ou não da mesma turma. Cada trabalho não poderá exceder as dez páginas e deverão ser enviados por correio electrónico já maquetados, prontos para serem editados.

Esses trabalhos chegarão a um júri nacional de que fazem parte o escritor António Torrado, o ilustrador Paulo Buchinho e elementos dos parceiros deste projecto – o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Leya e o PÚBLICO – e ainda representantes da Sociedade Portuguesa de Autores e da Sociedade Nacional de Belas-Artes, além de um responsável da Nissan.

Caberá a este júri escolher a melhor história, a melhor ilustração e o melhor conjunto (história e ilustração). Os trabalhos admitidos a concurso estarão ainda numa plataforma gerida pela Nissan e podem ser votados pela comunidade registada na página oficial da Nissan no Facebook. Ao todo, serão escolhidos dez trabalhos, incluindo os dos vencedores, e todos ganharão uma visita ao Nissan Design Center, em Londres, com fim-de-semana livre e alojamento incluído. Além disso, os trabalhos serão editados pela Leya.

O que vai diferenciar os vencedores dos restantes trabalhos escolhidos é que os que tiverem a melhor história e a melhor ilustração – que não serão necessariamente da mesma escola ou agrupamento – vão poder publicar, no próximo ano, um livro em conjunto em que farão uma história original com ilustração. O objectivo é descobrir novos talentos e contribuir para que permaneçam no mercado. “Gostaríamos muito de ver que, como resultado desta iniciativa, alguns alunos descobrissem a sua vocação”, refere Marco Toro.

Na cerimónia de apresentação, o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, admite que, neste momento de crise no país, "é uma boa contribuição aquele olhar crítico de um jovem”. E acrescenta: “Precisamos de começar a ver o futuro pelos olhos dos jovens e é a interpretação da forma como eles vêem o futuro que nos ajuda muitas vezes a definir algumas metas e a corrigir caminhos”.

Fernando Pinto do Amaral, comissário do PNL, refere que é a partir dos 2.º e 3.º ciclos, e depois no secundário, que há uma quebra da leitura. Por isso, "uma actividade deste género serve para estimular esses jovens", acredita.

<_o3a_p>A intenção é que o projecto se repita anualmente, mas com diferentes temas a cada ano ligados à cultura e ao sector de automóveis. O concurso vai ser lançado no próximo dia 3 de Dezembro nas escolas. Em Junho do próximo ano, serão entregues os prémios.

Mas a iniciativa não termina aqui, de Outubro a Março do próximo ano, em escolas, associações ou fundações, os membros do júri e outras figuras públicas andarão pelo país em sessões de leitura das histórias vencedoras.

Sugerir correcção
Comentar