Morreu a baleia que deu à costa na Apúlia

A baleia deu à costa por volta das 14h
Fotogaleria
A baleia deu à costa por volta das 14h Adelaide Carneiro
Ainda se pôs a hipótese de eutanásia para a baleia
Fotogaleria
Ainda se pôs a hipótese de eutanásia para a baleia

A baleia comum, com 18,5 metros de comprimentos, que deu à costa na praia da Apúlia ao início da tarde de hoje, morreu, pelas 17h.

O animal deverá ser removido do local ainda esta noite, com a ajuda de um camião e de uma retroescavadora, perante o olhar de centenas de curiosos que não arredam pé do local.

Segundo disse ao PÚBLICO Belmiro Viana, do Instituto de Protecção da Natureza, a baleia pesará entre 25 e 30 toneladas, mas há fortes suspeitas de que estaria doente, uma vez que este peso é muito baixo para aquele que exemplares saudáveis desta espécie costumam atingir, e que ronda as 50 toneladas.

Pelas 18h, técnicos da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem continuavam a recolher várias amostras biológicas do animal que, depois de analisadas, poderão indicar com mais certeza qual a patologia que o afectava.

A baleia deu à costa pelas 14h, ainda viva, mas com vários ferimentos. Durante a tarde não foi possível devolvê-la ao mar e chegou a ponderar-se a eutanásia, que acabou por não ser necessária.

Sugerir correcção
Comentar