Fábrica da Peugeot na Eslováquia vai parar durante três semanas

Foto
Em 2011, a fábrica de Trnava construiu 177.000 veículos e parou a produção durante 39 dias Foto: Lionel Bonaventure / AFP

O construtor francês PSA Peugeot Citroen anunciou ter parado por 21 dias a produção da sua fábrica eslovaca de Trnava, devido à fraca procura de automóveis na Europa.

“A fábrica de Trnava PSA, no oeste da Eslováquia, vai parar a produção por 21 dias no quarto trimestre”, depois de já o ter feito durante 12 dias entre janeiro e setembro, disse à AFP Peter Svec, porta-voz da empresa.

“A procura de carros novos na Europa tem diminuído ao longo dos últimos onze meses e esta tendência reflete-se na produção de muitos construtores automóveis”, acrescentou.

Em 2011, a fábrica de Trnava construiu 177.000 veículos e parou a produção durante 39 dias, sendo que, perante esta situação “nenhum dos funcionários da unidade será despedido por causa da paragem de produção”, disse o porta-voz da empresa. A fábrica de Trnava produz os modelos Citroën C3 e Peugeot 208.

A indústria automóvel é o principal motor da economia eslovaca, empregando cerca de 72.000 pessoas e representando 39% da sua riqueza.

A Eslováquia, um país com 5,4 milhões de habitantes e membro da zona euro desde 2009, tem também uma outra fábrica da PSA e unidades de produção da alemã Volkswagen e da sul-coreana Kia Motors.

Sugerir correcção
Comentar