Julian Assange: decisão do Equador é uma “vitória importante”

Foto
Andrew Cowie/AFP

Julian Assange não podia estar mais satisfeito com a oferta de asilo político do Equador. “É uma vitória importante”, disse o fundador da WikiLeaks quando soube que o seu pedido tinha sido atendido. Mas Assange admite que se avizinham momentos “stressantes”.

“É uma vitória importante para mim e para a minha equipa”, disse o australiano no interior da Embaixada do Equador em Londres, onde há dois meses aguarda a decisão do Governo que lhe tem dado protecção em território britânico.

Assange, que está no centro de aquele que poderá ser um dos casos diplomáticos mais sensíveis dos últimos anos para o Reino Unido, assume, porém, que as próximas horas não serão fáceis. “As coisas vão provavelmente ficar mais stressantes agora”.

O fundador do site Wikileaks, procurado por acusações de violação na Suécia e por espionagem nos Estados Unidos, conseguiu asilo político na tentativa de evitar a extradição do Reino Unido. O Equador concedeu-lhe asilo político e direitos diplomáticos. Se agora consegue sair da embaixada em Londres sem ser detido, ainda está por saber.

Sugerir correcção
Comentar