Preço do milho a caminho de mais um recorde devido a queda na colheita dos EUA

Foto
Os preços dos futuros de milho subiram 3% e atingiram um novo recorde de 8.4375 dólares por alqueire Foto: Pedro Cunha

Os Estados Unidos cortaram hoje em 13% a previsão relativa à colheita de milho deste ano, o que fez disparar o preço deste alimento básico.

Num relatório mensal hoje divulgado, o Departamento de Agricultura (equivalente a um ministério) dos EUA reduziu as suas previsões de produção de milho em 2012/2013 para o seu nível mais baixo em seis anos, devido à seca extrema que fustiga as férteis planícies agrícolas do centro do país desde meados de Junho. No último mês, esta situação destruiu um sexto da colheita de milho do país.

Assim, a previsão para a produção de milho passou agora para 10,8 milhões de alqueires, o que representa menos 13% do que na previsão anterior, segundo a AFP. Simultaneamente, a previsão para a produção de soja foi revista em menos 12%.

Na sequência dos novos números, os preços dos futuros de milho subiram 3% e atingiram um novo recorde de 8.4375 dólares por alqueire, segundo o Financial Times.

O trigo e a soja já subiram 25% a 50% desde Junho, com os preços do milho e da soja a ultrapassarem os máximos alcançados durante a crise alimentar de 2007-08 – durante a qual a carestia e falta de alimentos básicos causou revoltas e motins em vários países pobres.

Sugerir correcção
Comentar