Encomendas à indústria com queda homóloga de 4,3% em Junho

Foto
Foto: Benoit Tessier/Reuters (arquivo)

O índice de novas encomendas à indústria portuguesa caiu 4,3% em Junho face ao mesmo mês de 2011, devido a uma queda forte no mercado nacional, revelou hoje o INE.

A queda homóloga de Junho representa um agravamento face aos -3,5% registados em Maio. A variação média dos últimos 12 meses também se agravou, passando de -0,6% em Maio para -2,0% em Junho.

As encomendas com origem no mercado nacional caíram 13,1% face a Junho do ano passado, face a uma queda de 11,3% em Maio. As encomendas com origem no exterior continuam em alta, mas a desacelerar: o índice subiu 2,4% homólogos em Junho, menos 0,3 pontos percentuais do que em Maio.

A evolução dos dados revela uma queda homóloga das encomendas à indústria já há dez meses consecutivos, sobretudo devido a quedas expressivas no mercado nacional, quase sempre superiores a 10%.

As encomendas com origem no exterior tiveram quedas homólogas entre Novembro do ano passado e Janeiro deste ano, mas depois voltaram a subir, se bem que a ritmo mais baixo do que antes.

Sugerir correcção
Comentar