Termómetros chegam perto dos 40 graus hoje e sobem mais amanhã

Foto
Amanhã vai ser o dia mais quente desta semana, em que muitos portugueses entram de férias Foto: Ricardo Silva

As temperaturas começaram a subir no domingo e hoje o cenário mantém-se: os termómetros vão chegar perto dos 40ºC, com a região da Madeira e 13 distritos em Portugal continental em alerta amarelo até quarta-feira. Amanhã, as temperaturas sobem ainda mais, ultrapassando os 40ºC.

Beja vai ser hoje o distrito mais quente, com os termómetros a marcarem 39ºC. Évora vai ter 38ºC e Lisboa, Portalegre e Castelo Branco vão chegar aos 37ºC, segundo o Instituto de Meteorologia (IM). Sagres, Aveiro e Viana do Castelo vão ser as cidades com menos calor, com os termómetros a marcarem 29ºC.

“Hoje será um dia bastante quente, com a subida das temperaturas máxima e mínima”, diz a meteorologista Paula Leitão, do IM. Para amanhã, está prevista uma nova subida, sobretudo das temperaturas mínimas.

“Terça-feira vai ser o dia mais quente deste período de calor. Quase todas as cidades do país vão registar perto de 20ºC de temperatura mínima”, explica Paula Leitão, acrescentando que também as máximas vão subir “ligeiramente”.

Amanhã, Évora deverá chegar aos 41ºC, Beja, Castelo Branco e Coimbra chegam aos 39ºC, e Lisboa, Braga e Portalegre aos 38ºC. No Algarve, para onde muitos portugueses já terão ido de férias nesta segunda quinzena de Julho, prevê-se 33ºC em Faro e 30ºC em Sagres.

As temperaturas terão na quarta-feira uma descida abrupta. “De quarta para quinta-feira, temos uma descida de cerca de dez graus”, afirma.

“Estes pequenos picos de calor são normais, têm a ver com a variação da direcção do vento. O vento tem estado a soprar de noroeste com alguma intensidade na faixa costeira e mudou para o quadrante leste, diminuindo a intensidade”, explica Paula Leitão, sublinhando que não estamos perante uma vaga de calor.

Raios ultravioleta em valores extremos

O arquipélago da Madeira vai registar hoje níveis "extremos" de radiação ultravioleta (UV), segundo o IM, pelo que a população deve evitar a exposição ao sol. O resto do país apresenta níveis "muito altos" de radiação UV, com índice 10, à excepção dos Açores, onde se registam índices 9 em Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz. Em Ponta Delgada, o nível de UV é moderado, com índice 3.

Com o nível “muito alto”, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar. Deve-se evitar a exposição das crianças ao sol.

Devido às altas temperaturas previstas para hoje, 18 concelhos de Portugal continental estão em "risco máximo" de incêndio, o mais grave numa escala de cinco, informa o IM na sua página de Internet.

Viseu é o distrito com mais concelhos em risco máximo de incêndio. Coimbra, Leiria e Castelo Branco também estão nessa lista, que inclui ainda dois concelhos dos distritos de Santarém e Guarda e um concelho no distrito de Faro.

Segundo o IM, há 91 concelhos com risco “muito elevado” de incêndio e mais de cem com “risco elevado” de incêndio, o terceiro mais grave de uma escala de cinco.

Desde as 00:00 de hoje, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) contabilizou 22 incêndios.

Notícia actualizada às 10h10:

Acrescenta informação sobre os raios UV e o risco de incêndio

Sugerir correcção
Comentar