Imprensa espanhola só tem olhos para Ronaldo

“E agora, Cristiano e os seus 65 golos. É a grande ameaça para passar à final”, escrevem os espanhóis
Fotogaleria
“E agora, Cristiano e os seus 65 golos. É a grande ameaça para passar à final”, escrevem os espanhóis Foto: Gabriel Bouys/AFP
Fotogaleria
Foto: Gabriel Bouys/AFP
Fotogaleria
Foto: Gabriel Bouys/AFP
Fotogaleria
Foto: Francisco Leong/AFP
Fotogaleria
Foto: Francisco Leong/AFP
Fotogaleria
Foto: Leonhard Foeger/Reuters
Fotogaleria
Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP
Fotogaleria
Foto: Gabriel Boouys/AFP
Fotogaleria
Foto: Janek Skarzynski/AFP
Fotogaleria
Foto: Peter Andrews/Reuters

A imprensa espanhola destaca neste domingo o embate da próxima quarta-feira entre a Espanha e Portugal. Mas, por vezes, fica a sensação de que o embate vai ser com 11 espanhóis e apenas um português: Cristiano Ronaldo.

Contudo, os jornais desportivos e as secções de desporto dos generalistas dão nesta tarde a manchete à Fórmula 1. E é fácil perceber a razão – o espanhol Fernando Alonso venceu o Grande Prémio da Europa, que se disputou precisamente em Valência.

O Euro 2012 vem logo a seguir, com o jogo dos quartos-de-final, no qual a Espanha bateu a França, por 2-0, com o médio do Real Madrid Xabi Alonso (cumpriu a centésima internacionalização) a ser decisivo: marcou os dois golos, um de cabeça, o outro de grande penalidade.

“E agora, Cristiano e os seus 65 golos. É a grande ameaça para passar à final”, escreve o jornal desportivo espanhol Marca, na edição online. “Próxima paragem: Portugal. E, quando se olha para o país vizinho, há um futebolista acima de todos”, acrescenta o mesmo diário, que fez as contas aos golos marcados pelo “capitão” português durante os jogos oficiais desta época, contando já os três apontados nas quatro partidas deste Europeu, sendo que está entre os melhores marcadores da prova – juntando os encontros particulares são 69 remates certeiros.

A Marca, com sede na capital espanhola, não se esqueceu dos outros jogadores portugueses do Real Madrid (Pepe e Fábio Coentrão), para voltar a Ronaldo: “O duelo Arbeloa-Cristiano pode ser a chave da meia-final.” Mas também não passou ao lado dos merengues que defendem também as cores alemãs (Özil e Khedira). “Mas antes há que ganhar a Portugal”, sublinha.

O 25 anos de Messi

“Cristiano é uma preocupação, mas manteremos o nosso estilo”, é o título do também desportivo espanhol As – ao lado de uma fotografia do “7” luso de braços abertos –, que divulga neste domingo as declarações de Toni Grande, adjunto do seleccionador espanhol, Vicente del Bosque. “Não há dúvidas de que Cristiano é uma preocupação evidente. É forte fisicamente, um goleador”, acrescenta Toni Grande.

O destaque seguinte vem para as declarações dos jogadores espanhóis após a vitória frente aos franceses, mas todas, desde os companheiros do Real aos adversários do Barcelona, acabam com referências ao “capitão” português. “Cristiano Ronaldo? Para chegar ao título temos que ganhar aos melhores”, afirmou Casillas, guarda-redes da equipa de Madrid e da selecção espanhola. “A meia-final não é contra Cristiano, mas contra Portugal”, disse, por seu lado, o médio do Barça Busquets.

O AS, também de Madrid, tem igualmente referências a Pepe, Coentrão, Eusébio e João Pereira, para terminar os destaques sobre o jogo das meias-finais, marcado para quarta-feira (19h45), em Donetsk (Ucrânia), com a recordação, incluindo um vídeo com os golos, do particular de Novembro de 2010, em que Portugal goleou (4-0) a Espanha.

Já o Sport, jornal desportivo da Catalunha, destaca a conferência de imprensa de João Pereira e as afirmações de Busquets sobre a meia-final, ao lado de notícias sobre Messi, que faz 25 anos. A edição online do Mundo Deportivo, também de Barcelona, é dominada pela Fórmula 1 e pelo aniversário do argentino do Barça.

Sugerir correcção
Comentar