Radiohead adiam primeiros concertos na Europa mas mantêm Portugal

Os Radiohead actuam no dia 15 de Julho no Optimus Alive
Fotogaleria
Os Radiohead actuam no dia 15 de Julho no Optimus Alive DR
Imagem do palco depois do acidente
Fotogaleria
Imagem do palco depois do acidente Reuters

Os Radiohead adiaram os primeiros concertos da digressão europeia, que marca o regresso da banda, depois do colapso de um palco em Toronto, no Canadá, que matou um técnico da equipa. O concerto agendado para 15 de Julho no festival Optimus Alive, em Lisboa, mantém-se.

Em comunicado publicado no site da banda, os Radiohead dizem estar neste momento a lidar com o “luto e o choque” pela perda de um elemento da equipa no acidente, que aconteceu no sábado quando os britânicos se preparavam para dar um concerto em Downsview Park e o palco subitamente desabou, uma hora antes de as portas abrirem ao público. No acidente, outros três elementos da equipa ficaram feridos.

No mesmo comunicado, a banda liderada por Thom Yorke escreve que existem ainda questões práticas que têm de ser analisadas e que obrigam ao adiamento dos concertos agendados para Itália, Alemanha e Suíça.

“O colapso destruiu o set de luzes – este espectáculo é único e vão ser precisas várias semanas para o substituir”, explica a banda, acrescentando que também parte do sistema de som e do material ficou danificado. O pior é que “alguns elementos têm décadas e são por isso difíceis de substituir”.

A banda deve regressar aos palcos a 10 de Julho em Nimes, França, e as novas datas dos concertos que foram adiados vão ser anunciadas no dia 27 de Junho. O concerto de Lisboa está esgotado, assim como grande parte dos espectáculos desta digressão.

Já esta semana o baterista dos Radiohead Phil Selway tinha publicado no Twitter que estava devastado com o acidente. Sobre o técnico que morreu, Scott Johnson de 33 anos, Selway escreveu que “era um grande especialista e um membro muito valioso” da equipa que acompanha a banda em digressão.

Thom Yorke, Jonny Greenwood, Ed O'Brien, Colin Greenwood e Phil Selway vão subir ao palco principal do Optimus Alive no último dia do festival para apresentar o oitavo álbum de originais "The King of Limbs", editado no ano passado. O regresso acontece dez anos depois do último concerto dos Radiohead em Portugal, quando em 2002 apresentaram, em Lisboa e no Porto, "Hail To The Thief".

Sugerir correcção
Comentar