Ministro anuncia que plano Impulso Jovem será alargado ao Algarve

Foto
Miguel Relvas, Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares Nuno Ferreira Santos

O plano de combate ao desemprego será estendido à região do Algarve, anunciou esta terça-feira o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

“O Instituto do Emprego e Formação Profissional está neste momento a fazer um levantamento e a definir, em termos orçamentais, a utilização de verbas nacionais para que o programa possa ser desenvolvido no Algarve”, disse Miguel Relvas, durante uma audição na comissão parlamentar do Trabalho e Assuntos Sociais.

“Nos próximos dias espero poder avançar valores concretos”, acrescentou perante os deputados.

O programa Impulso Jovem foi aprovado na semana passada em Conselho de Ministros e prevê um conjunto de medidas para relançar o emprego dos jovens, dando prioridade às regiões Norte, Centro e Alentejo. Ao todo o Estado disponibiliza um fundo de 344 milhões de euros para 90 mil jovens desempregados.

Uma parte significativa deste fundo, 84,3 milhões de euros, destinam-se a mais de 19 mil estágios profissionais em empesas situadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo, a operar no sector de bens transaccionáveis.

O facto de os estágios privilegiarem as regiões convergência foi muito criticado pela oposição, com o argumento de que o Algarve é a região onde o desemprego mais tem crescido ao longo do último ano.

Além destes estágios, o Impulso Jovem prevê mais sete programas de estágios de âmbito nacional para as áreas da indústria, internacionalização, inovação, economia social, associativismo e agricultura.

Sugerir correcção
Comentar