Milhares de acácias arrancadas na Mata Nacional do Buçaco

Foto
Na passada sexta-feira decorreu a plantação de 740 árvores no Parque da Ciência Paulo Pimenta

Milhares de acácias, espécie exótica invasora, foram arrancadas nos últimos dois meses na Mata Nacional do Buçaco, no concelho da Mealhada, no âmbito de um projecto para preservar o adernal, “habitat único” na Europa.

As acácias são uma ameaça especial para o aderno, uma planta normalmente arbustiva, mas que na Mata Nacional do Buçaco apresenta “um porte arbóreo, resultante de centenas de anos de crescimento”, segundo a fundação que gere o espaço. “As acácias são espécies exóticas invasoras. Onde há acácias, o ecossistema é destruído”, disse o presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB), António Jorge Franco.

A remoção das acácias aconteceu em Abril e Maio numa parcela de cerca de três hectares na zona do Pinhal do Marquês. Tudo aconteceu no âmbito do projecto BRIGHT (Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats), no qual têm participado diversas empresas e instituições em acções de voluntariado, tanto em trabalhos de controlo de invasoras como na plantação de espécies autóctones usadas para as substituir, especialmente medronheiros, azereiros e azevinhos.

O projecto tem cinco anos de duração e um financiamento europeu de cerca de três milhões de euros. Inclui o combate e controlo de espécies invasoras e a valorização e reabilitação da flora própria da região.

Sugerir correcção
Comentar