FC Porto bate Madeira SAD e joga final da Taça com o Sporting

Foto
FC Porto encontra Sporting na final da Taça Foto: Nelson Garrido/Arquivo

O FC Porto vai disputar no domingo a final da Taça de Portugal em andebol com o Sporting, depois de ter ganho ao Madeira SAD por 29-27.

Numa partida muito equilibrada, com as duas equipas a darem tudo para marcarem presença no jogo decisivo, foi a equipa portista que acabou por levar a melhor, tendo em Gilberto Duarte o seu melhor marcador, com sete golos, seguido de Pedro Spínola, Tiago Rocha e Ricardo Moreira, os três com seis cada.

Depois de na temporada passada ter perdido a final para o Benfica, o Madeira SAD entrou em campo decidido a repetir a presença no jogo decisivo da “final four”, mas foi o FC Porto quem arrancou melhor, obtendo três golos sem resposta nos minutos iniciais.

Mas a equipa insular, que teve em Daniel Santos o seu melhor concretizador, com seis golos, depressa recuperou da desvantagem e equilibrou o marcador, que durante praticamente toda a partida se manteve com oscilações para um lado ou para o outro, mas nunca por mais de um golo de diferença, com a defesa a jogar um papel importante tanto para o Madeira SAD como para o FC Porto.

Só aos 50 minutos de jogo o FC Porto se adiantou um pouco no marcador, conseguindo dois golos de vantagem que deixaram o líder do nacional a vencer por 26-24 e a procurar gerir da melhor forma o jogo para garantir a presença na final.

Com Gilberto Duarte em destaque nos minutos finais, o FC Porto aumentou a vantagem para três golos (28-25) a apenas cinco minutos do termo da partida, mas foram as duas bolas de vantagem que fizeram a diferença para os campeões nacionais “selarem” o resultado final de 29-27 e colocarem-se na rota do Sporting, que antes derrotou o Belenenses na outra meia-final por 29-21.

A final disputa-se no domingo, às 17h, no Pavilhão Desportivo Municipal Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, e decidirá quem sucederá ao Benfica, vencedor da última edição da prova.

FC Porto–Madeira SAD, 29-27FC Porto

: Hugo Laurentino, Gilberto Duarte (7), Pedro Spínola (6), Tiago Rocha (6), Ricardo Moreira (6), Elias António (2) e Wilson Davyes (1). Jogaram ainda: Alfredo Quintana, Filipe Mota (1), Dayaro Salina, Dario Andrade,

Madeira SAD

: Telmo Ferreira, Gonçalo Vieira (5), Daniel Santos (6), Nuno Silva (4), João Antunes (5), João Ferraz (4) e Hugo Rosário (3). Jogaram ainda: Leandro Nunes, Duarte Sousa, João Mendes, Luís Marques, José Azevedo.

Assistência

: Cerca de 1.000 espectadores.

Sugerir correcção
Comentar