Encomendas na construção diminuíram 22,5% na recta final de 2011

Foto
Encomendas à indústria caíram, em média, 17,7% em 2011 Foto: Luís Pó/Arquivo

As encomendas na construção caíram 22,5% no último trimestre de 2011, face ao mesmo período do ano anterior, em parte devido à quebra registada no segmento de construção de edifícios, próxima de 24%, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Face ao trimestre anterior, o índice de novas encomendas na construção sofreu uma diminuição de 18,4%. A quebra é superior à variação média anual, que foi de 17,7% negativos.

Em termos homólogos, o índice registou no quarto trimestre a maior quebra de 2011, o que já não acontece quando se compara a trajectória de trimestre para trimestre. Neste caso, a diminuição foi de 18,4%, quando no terceiro trimestre a quebra tinha sido de 19,3%.

O comportamento homólogo do segmento de construção de edifícios determinou, segundo o INE, a variação do índice nos últimos três meses do ano passado, ao passar de uma quebra de 14,2% entre Julho e Setembro, para uma diminuição das encomendas de 23,8% entre Outubro e Dezembro.

As encomendas de obras de engenharia também caíram, mas menos do que o trimestre anterior se forem comparados os mesmos meses de 2010. Entre Outubro e Dezembro, o índice caiu 20,5%, enquanto no período Julho-Setembro tinha diminuído 27,5%.

Sugerir correcção
Comentar