Espanha, Alemanha e França são selecções a evitar no sorteio de hoje

Foto
Portugal conhece hoje onde e contra quem vai jogar na fase de grupos do Euro 2012 Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters

Grécia, Croácia e Suécia são equipas que certamente Portugal não vai defrontar na fase de grupos do Euro 2012, cujo sorteio se realiza em Kiev hoje à tarde (17h em Lisboa). Mas o problema da selecção orientada por Paulo Bento não é propriamente quem não vai encontrar, mas sim quem pode surgir no caminho, uma vez que colossos como Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, Inglaterra e França integram a lista de possíveis rivais.

É certo que nem todos poderão, ao mesmo tempo, fazer parte do grupo de Portugal, mas a ideia que a selecção nacional possa ter como adversários Espanha, Alemanha e França não é muito agradável. Não só para os adeptos portugueses, mas também para os espanhóis, alemães e franceses - basta dizer que as agências internacionais apontavam ontem esta possível combinação como o grupo a evitar (uma espécie de grupo da morte) num Europeu em que estão presentes todas as grandes selecções europeias e que será o último com 16 equipas - em 2016 haverá 24.

Colocado no pote 3, Portugal tanto pode sair hoje de Kiev com um grupo extremamente complicado (o tal com Espanha, Alemanha e França) ou com adversários relativamente acessíveis como (Polónia, Rússia e Irlanda). Uma situação proporcionada também pelo facto de os dois organizadores (Polónia e Ucrânia) serem cabeças de série, remetendo selecções mais fortes para os potes seguintes.

A Espanha - que tentará em 2012 ser a primeira selecção a ganhar três provas internacionais seguidas e a suceder a si própria como campeã europeia - é o adversário que todos querem evitar, apesar de alguns recentes mais resultados em jogos particulares: derrotas por 4-1 contra a Argentina, 4-0 frente a Portugal, 2-1 ante a Itália e 1-0 perante a Inglaterra.A Alemanha, que foi desviada para o pote 2, é outra das equipas que todos querem evitar, sendo apontada como a grande rival da actual campeã mundial e europeia.

Curiosamente, a selecção espanhola está entre os adversários mais frequentes de Portugal nas fases finais de grandes competições, tendo medido forças com a equipa das "quinas" nos Europeus de 1984 e 2004 e no Mundial 2010. Segundo as contas da agência Lusa, a selecção defrontaria Espanha, Inglaterra e França se em cada pote lhe calhasse o rival mais frequente. É que Portugal já encontrou a Inglaterra em cinco ocasiões (Mundiais de 1966, 1986 e 2006 e Europeus de 2000 e 2004) e a França em três (Europeus de 1984 e 2000 e Mundial de 2006), embora com finais bem mais felizes frente a ingleses do que a gauleses.

Além do alinhamento dos quatro agrupamentos de quatro equipas, o sorteio de hoje determinará também os locais dos jogos, sabendo-se de antemão que as equipas dos grupos A e C jogarão na Polónia, enquanto as dos grupos B e D jogarão na Ucrânia.

Os responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol já assumiram a preferência por jogar na Polónia, pelo facto de lá terem encontrado melhores condições. A FPF já reservou duas bases, uma em Opalenica (arredores de Poznan, na Polónia) e outra em Kharkiv (Ucrânia). Segundo o jornal Record, a FPF até poderá decidir manter-se em Opalenica se tiver de jogar em Lviv (Grupo B), já que a cidade ucraniana fica apenas a uma hora de avião.

Corrupção, hotéis caros...

O Europeu arranca a 8 de Junho (termina a 1 de Julho) e os estádios polacos e ucranianos estão finalmente prontos, apesar dos atrasos. Os problemas, no entanto, subsistem. O presidente da Federação polaca, Grzegorz Lato, foi apanhado em conversas com o secretário-geral, Zdzislaw Krecina, sobre hipotéticas vantagens que retirariam na construção de uma nova sede do organismo.

Esta situação reaviva os casos de corrupção frequentes na Polónia, onde nos últimos anos mais de 600 pessoas - entre árbitros, jogadores, treinadores e membros da federação - já foram condenadas ou ouvidas pela justiça, revela a AFP.

Outros problemas para os responsáveis polacos são o hooliganismo dos adeptos (estima-se que haja mais de 5000 fãs violentos no país) e o aumento dos preços dos hotéis. Segundo a AFP, os valores de alojamento vão disparar: em Gdansk (Norte da Polónia) os preços de um quarto de escalão médio irá subir de 58 para 276 euros.

A situação não é menos preocupante na Ucrânia, onde uma fonte não identificada confessou à AFP que os quartos existentes estão praticamente todos reservados pela UEFA. A Ucrânia, aliás, continua com um défice ao nível do alojamento, tendo apenas 12.400 quartos nas quatro cidades-sede (Kiev, Donetsk, Lviv e Kharkiv), quando a UEFA exige 18.200.

Sorteio do Euro 2012Pote 1

Polónia


Ucrânia


Espanha


Holanda


Pote 2

Alemanha


Itália


Inglaterra


Rússia


Pote 3

Croácia


Grécia


PORTUGAL


Suécia


Pote 4

Dinamarca


França


República Checa


Irlanda


Sugerir correcção
Comentar