Casa da Música convidada a integrar a Rede Europeia de Salas de Concerto

Foto
Na Casa da Música vai saber-se nesta quarta-feira como a Matemática funciona como elo de ligação entre a ciência e a arte Paulo Pimenta

A Casa da Música foi convidada a integrar a rede europeia de salas de concerto (ECHO – European Concert Hall Organisation), organismo sedeado em Bruxelas, que actualmente reúne 18 instituições ligadas à música.

O convite foi dirigido em nome do director artístico da Casa, António Jorge Pacheco, cujo trabalho e equipa de programação foram elogiados pelo presidente da ECHO, o programador austríaco Christoph Lieben-Seutter. “António Jorge Pacheco e a sua equipa estão a definir novos padrões para o trabalho das casas de concerto no século XXI”, refere o texto do convite da ECHO, que assinala também a abrangência da acção artística da instituição portuense, nomeadamente a sua atenção à vertente educativa.

Comentando o convite, António Jorge Pacheco diz que ele constitui “o reconhecimento efectivo dos colegas europeus em relação à projecção internacional da Casa da Música, dos seus agrupamentos residentes e do Serviço Educativo.”

A ECHO, fundada em 1991, reúne algumas das mais representativas instituições de música na Europa, como a Cité de la Musique, em Paris, o Barbican Centre, em Londres, o Het Concertgebouw, em Amesterdão, o Musikverein, em Viena, ou o Auditório de Barcelona. Na sua agenda estão temas relativos à questão da gestão artística e à promoção de parcerias europeias, mas também a realização de seminários e conferências internacionais temáticas.

Mesmo antes de ter sido agora formalmente convidada para aderir à rede, a Casa da Música tem participado nas suas iniciativas, e parte do programa de internacionalização das suas estruturas residentes têm contado com o apoio da ECHO.

Sugerir correcção
Comentar