Jesus pode igualar Eriksson

Foto
Jorge Jesus Hugo Correia/Reuters (arquivo)

O treinador do Benfica pode igualar terça-feira o sueco Sven-Goran Eriksson na liderança do “ranking” de treinadores do clube com mais vitórias nas taças europeias, caso triunfe face ao Basileia, na Suíça.

Se vencer os helvéticos, na sua terceira época no cargo, Jesus soma o 20.º triunfo, ao 35.º encontro, enquanto escandinavo alcançou as duas dezenas de vitórias ao 38.º jogo e já na quinta temporada na Luz.

Sven-Goran Eriksson acabaria com 39 jogos (máximo do clube) e duas presenças em finais, primeiro da Taça UEFA (1982/83), na sua primeira passagem, e depois da Taça dos Campeões (1989/90), na segunda e última.

Entre as 20 vitórias de Eriksson, destaque para as conseguidas no reduto da Roma (2-1, com um “bis” de Filipovic), em 1983, e do Arsenal (3-1 após prolongamento, com dois tentos de Isaías e um de Kulkov), em 1991.

A mão de Vata

Para a história, entrou também o seu 16.º triunfo, obtido a 18 de Abril de 1990, na Luz, face ao Marselha (1-0), que valeu a presença na final da Taça dos Campeões: sobre o final, o angolano Vata marcou com a mão... o árbitro não viu.

O primeiro sucesso aconteceu a 15 de setembro de 1982, na Luz, frente ao Bétis de Sevilha (2-1), e o derradeiro aconteceu no mesmo local, tendo a vítima sido o Dínamo de Kiev, goleado por 5-0, a 1 de Abril de 1992.

No que respeita a Jorge Jesus, as suas duas primeiras épocas ao serviço dos “encarnados” podem considerar-se muito positivas em termos de provas europeias, face à presença nos quartos-de-final e nas meias-finais da Liga Europa.

Em 2009/2010, na segunda prova da UEFA, os “encarnados” chegaram aos “quartos”, fase em que caíram perante o Liverpool, e, um ano passado, atingiram as “meias”, sendo eliminados pelo Sporting de Braga, isto depois de uma desastrosa fase de grupos da “Champions”.

Jesus, que se estreou a ganhar face ao Vorskla Poltava (4-0, na Luz), a 20 de Agosto de 2008, já se pode orgulhar de ter goleado o Everton (5-0, na Luz) e selado o primeiro triunfo do Benfica na Alemanha (2-0 em Estugarda).

A 19.ª e até agora última vitória do atual técnico do conjunto da Luz aconteceu a 27 de setembro, em Bucareste, face ao Otelul Galati (1-0), sendo apenas a segunda fora da história dos “encarnados” na fase de grupos da “Champions”.

Sugerir correcção
Comentar