Bimbo México compra negócio de panificação da Sara Lee em Portugal e Espanha

Foto
Grupo mexicano Bimbo passou a deter a marca de pão de forma em Portugal e Espanha Nuno Ferreira Santos/PÚBLICO

O grupo mexicano Bimbo, que deu origem à marca de pão de forma, comprou o negócio de panificação da Sara Lee na Península Ibérica por 115 milhões de euros.

A multinacional norte-americana já tinha admitido vender a unidade que detém em Portugal (Bimbo), que inclui uma fábrica de pão embalado e pastelaria em Albergaria-a-Velha.

Em comunicado, o grupo Bimbo diz que com esta aquisição quer “abrir caminho no mercado europeu com um modelo de negócio sólido”. Na operação estão incluídas as marcas Bimbo, Silueta, Ortiz, Martínez e Eagle, sete fábricas (seis em Espanha) e 800 circuitos de distribuição. Em causa estão 1900 trabalhadores.

“Estima-se que a actual operação irá gerar vendas de mais de 290 milhões de euros e um EBIDTA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) de 17 milhões de euros, que inclui o efeito do processo de reestruturação implementado pelo vendedor”, diz a Bimbo México em comunicado.

Daniel Servitje, CEO do Grupo Bimbo, reforça ainda que esta é uma oportunidade para “unificar a marca Bimbo nos dois lados do Atlântico, com a experiência das duas empresas”.

A companhia mexicana foi fundada em 1946 por um grupo de empresários de origem espanhola. A Bimbo México e a Bimbo Espanha fizeram parte do mesmo projecto empresarial até 1978. Com esta aquisição, voltam a estar juntas no mesmo grupo.

O Grupo Bimbo, cotado na Bolsa Mexicana de Valores desde 1980, tem 103 fábricas e mais de mil centros de distribuição localizados em 17 países da América e Ásia. Produz pão embalado, bolos, bolachas, biscoitos, produtos empacotados e confeitaria. No total fabrica mais de 7 000 produtos e tem uma das redes de distribuição mais extensas do mundo, com mais de 43 000 circuitos, e conta actualmente com mais de 108 000 colaboradores. As acções do Grupo Bimbo são cotadas na Bolsa Mexicana de Valores (BMV), desde 1980.

Sugerir correcção
Comentar