BCE mantém taxa de juro de referência em 1,5%

Foto
Trichet termina o mandato como presidente do BCE este mês Alex Domanski/Reuters

O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter inalterada a taxa de juro de referência em 1,5%, anunciou a autoridade monetária da zona euro.

A instituição liderada por Jean-Claude Trichet decidiu também não mexer na taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez, mantendo-a em 2,25%, e na taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito, que se mantém em 0,75%.

O BCE subiu as taxas de juros, este ano, duas vezes – primeiro em Abril de 1% para 1,25% e a última vez em Julho. Trichet dá hoje a sua última conferência de imprensa como presidente da autoridade monetária, onde – prevêem os analistas – poderá sinalizar já uma descida das taxas de referência para o próximo mês, quando o BCE estará já sob liderança do italiano Mario Draghi.

Esta inversão de rumo é vista como inevitável numa altura em que crescem os receios de um regresso da recessão na Europa, depois de o BCE ter aumentado os juros nos últimos seis meses para lutar contra a turbulência na zona euro e a subida da inflação.

Sugerir correcção
Comentar