Bolsa de Lisboa abre em queda em linha com a Europa

Foto
Índice de referência alemão, o Dax 30, cai mais de 2% Pawel Kopczynski/Reuters

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI-20, abriu hoje em queda e segue ao início desta manhã em terreno negativo, com todas as cotadas no “vermelho”. A perder 1,75%, a praça nacional arranca a semana em linha com as congéneres europeias.

As quedas no PSI-20 chegavam aos 9% por volta das 8h30. O Banif liderava as perdas, penalizando 9,15% (colocando as acções a valerem 0,407 euros cada). Entre as maiores perdas ficou também a Sonae Indústria (do grupo Sonae, proprietário do PÚBLICO), ao registar uma desvalorização de 6,52%.

À mesma hora, a Mota-Engil seguia a cair 5,52%, para 86 cêntimos por título.

Na banca, já distante da desvalorização do Banif, o BCP caía 3,77%, estando as acções do banco nos 0,204 euros. Para o BES, a quebra estava em 2,72%, seguindo os títulos a valerem 1,965 euros. O BPI estava com uma desvalorização de 1,35%, com os títulos nos 0,656 euros.

Na Europa, o sentimento entre as praças bolsistas de referência era idêntico, na primeira sessão depois das reuniões informais de ministros das Finanças da zona euro e da União Europeia, onde os responsáveis adiaram detalhes sobre o pacote de assistência externa à Grécia e sinalizaram a necessidade e os bancos europeus aumentarem os rácios de capital.

Christian Parisot, economista chefe do Aurel-BGC, antevê uma semana difícil para as bolsas europeias. Ouvido pela agência AFP, Parisot apontou “a falta de uma decisão no interior do Ecofin” do último fim-de-semana como a principal razão da evolução negativa das praças do Velho Continente no início desta semana.

Em Frankfurt, o índice Dax 30 caía 2,25%, acompanhado pelo francês Cac 40, que, na hora de abertura, sofreu um tombo de 2,31%.

Já ao início da manhã, o índice belga Bel 20 resvalava 1,38%, o espanhol Ibex-35 cedia 1,54&«%, o suíço SMI caía 0,81% e o italiano FTSMIB caía 0,94%.

Sugerir correcção
Comentar