Ministro do Fomento de Espanha quer reunião com Álvaro Santos Pereira

Foto
Blanco diz que suspensão do projecto é uma má decisão Manuel Roberto

O ministro de Fomento de Espanha, José Blanco, disse hoje que se espera manter em breve uma reunião com o seu homólogo português, Álvaro Santos Pereira, para saber se o governo de Lisboa adia ou finalmente suspende a construção, em Portugal, da ligação ferroviária de alta velocidade que devia unir as capitais dos dois países. “Se se confirmar a suspensão é uma má decisão”, disse Blanco.

“Pedirei uma reunião com o meu homólogo para clarificar o futuro dos projectos que tinhamos em comum e saber se esta é uma decisão definitiva ou um adiamento, o que, sem qualquer dúvida, condicionaria o que previmos fazer em Espanha”, disse o responsável da pasta de Fomento espanhol. Deste modo, José Blanco sugere que pode haver alterações ao projecto de ligação de Madrid a Badajoz, alvo recentemente de ferozes críticas de membros do governo regional da Catalunha.

“Há que saber se Portugal continua a defender esta infra-estrutura para que continue no projecto das redes trans-europeias, pois a decisão pode condicionar também a adjudicação de recursos europeus para a própria linha”, concluiu Blanco. (FIM)

Sugerir correcção
Comentar