Fotografias inéditas do primeiro concerto dos Beatles nos EUA vão a leilão

Foto
Uma das fotografias que vão estar em leilão no dia 20 de Julho Reuters

Estavam guardadas há mais de 40 anos na cave de Mike Mitchell, autor das fotografias. Nunca ninguém as tinha visto, ninguém conhecia a sua existência. A data é de 1964, a beatlemania imperava e esta era a primeira viagem dos Fab 4 aos Estados Unidos. Mike Mitchell decidiu agora não só dar a conhecer estas fotografias como leiloá-las.

Na altura, Mitchell, que tinha 18 anos, teve direito a um passe de imprensa para o concerto dos Beatles no Washington Coliseum, na capital norte-americana. Dois dias antes, os britânicos tinham estado na televisão no famoso programa “The Ed Sullivan Show”, o que ajudou a aumentar a febre em torno da banda, que já não era pequena, e o concerto foi um tremendo sucesso.

“Eu ouvi a música deles e tinha que lá estar”, contou à Reuters o fotógrafo, rodeado das imagens a preto e branco daquele concerto, que estão expostas em Londres e que a 20 de Julho vão ser leiloadas pela Christie's de Nova Iorque.

“Na altura as coisas eram muito diferentes. Não existia uma grande segurança, a imprensa não era encurralada e eu pude andar à vontade a fotografar.”

As fotografias, todas a preto e branco, estão avaliadas entre os mil e os seis mil dólares (cerca de 690 euros e 4138 euros) e mostram vários pormenores da banda, conhecida pelos seus penteados característicos e o uso de fato e gravata.

O destaque do leilão é uma fotografia que Mitchell tirou por trás da banda, quando esta fez um pequeno ensaio para a imprensa ver. O fotógrafo, que podia andar livremente, subiu ao palco e tirou a fotografia nas costas dos músicos, conseguindo uma imagem dos Fab 4 iluminada por trás, com pequenos rasgos de luz sobre as suas cabeças.

Ao contrário dos fotógrafos da altura, Mike Mitchell explicou à Reuters que naquele concerto preocupou-se em procurar um estilo próprio, procurando obter imagens que mais ninguém teria.

Cathy Elkies, responsável pelo leilão da Christie's, assegurou que no momento em que viu as fotografias percebeu que se tratava de “algo extraordinário”. “Existem imensas fotografias dos Beatles por aí, não há dúvida. Mas estas são maravilhosas, muito íntimas e únicas. É um verdadeiro tesouro da arte que já não se encontra em lado nenhum”, disse Elkies, acrescentando que os dois membros dos Beatles ainda vivos, assim como as famílias de John Lennon e George Harrison já manifestaram vontade de ver as fotografias, antes de estas serem vendidas.

Sugerir correcção
Comentar