E. coli: Bruxelas vai desbloquear 150 milhões de euros para ajudar agricultores

Foto
Foto: Ezequiel Scagnetti/Reuters

A Comissão Europeia vai desbloquear 150 milhões de euros para ajudar os produtores de frutas e legumes da União Europeia afectados pela quebra das vendas, na sequência da epidemia causada pela bactéria E. coli.

A decisão foi tomada esta manhã, durante uma reunião extraordinária dos ministros da Agricultura para analisarem o surto que teve origem na Alemanha e que está a afectar os produtores, principalmente em Espanha mas também um pouco por toda a Europa.

“Vamos propor um montante de 150 milhões de euros de ajudas financeiras para cobrir as perdas dos agricultores cujos produtos têm sido evitados pelos consumidores, receando que as verduras, pepinos e tomates possam estar contaminados com a bactéria potencialmente mortal”, adiantou o comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos.

Contudo, o responsável alertou que o montante exacto dependerá das estimativas de perdas feitas por cada um dos Estados-membros. De acordo com Dacian Ciolos, esse cálculo será efectuado tendo como referência o final de Maio, altura em que a crise começou, e o final de Junho.

O ministro português da Agricultura, António Serrano, chegou hoje a Bruxelas como um pedido de indemnização superior a quatro milhões de euros, para compensar os prejuízos causados aos produtores nacionais, avança a edição do Diário de Notícias.

O surto da bactéria E.coli teve início no Norte da Alemanha e já provocou a morte a 25 pessoas - 24 na Alemanha e uma na Suécia - e deixou centenas de outras infectadas.

Notícia actualizada às 13h07
Sugerir correcção
Comentar