AICEP lança novo programa para atrair investimento norte-americano em Portugal

Foto
Basílio Horta, presidente da AICEP Miguel Manso/Arquivo

O presidente da AICEP, Basílio Horta, lançou hoje em Nova Iorque, uma nova campanha para atrair o investimento das empresas norte-americanas para Portugal.

Durante a apresentação da iniciativa “Portugal Innovate With Us”, que terá a duração de um ano, Basílio Horta apontou a mão-de-obra qualificada, a localização geográfica e as “inovadoras indústrias tecnológicas” portuguesas como alguns dos pontos de atracção para as empresas dos Estados Unidos.
O responsável da agência para o comércio externo considera que Portugal fez “avanços inovadores” e que há uma “nova realidade” a conhecer.

“Convidamos os amigos e parceiros norte-americanos a conhecerem a nova realidade de Portugal”, disse o responsável da AICEP, enumerando as diversas tecnologias de ponta utilizadas em vários sectores industriais.

Entre os principais sectores destacados estiveram as energias renováveis, os veículos eléctricos, as indústrias farmacêuticas, de biotecnologia e saúde, e as tecnologias de informação.

“Temos uma rede de auto-estradas muito boa e extensa. O porto de Sines vai estar ligado por via ferroviária a Madrid e já está a atrair muitos investimentos”, disse.

O programa de criação de empresas Simplex também foi destacado entre os pontos atractivos para o investimento apresentados a uma plateia que juntou empresários norte-americanos e portugueses. “Em Portugal, com este programa, pode-se criar uma empresa em menos de uma hora, o que é um facto fantástico”, referiu Basílio Horta.

O embaixador português nos Estados Unidos, Nuno Brito, afirmou na sua intervenção que as alianças políticas internacionais em que Portugal está integrado são uma forma de combate a “tempos de instabilidade”, exemplificando os recentes acontecimentos no Norte de África.

A campanha lançada pela AICEP nos Estados Unidos coincide com a campanha “Portugal, Inove Com a Gente” no Brasil.

Sugerir correcção
Comentar